A consumidora brasileira está cada dia mais adepta ao uso da maquiagem. O aumento do poder aquisitivo e o maior número de mulheres no mercado de trabalho propiciaram nos últimos anos mais acesso a esses itens de beleza. A mulher também está mais informada e exigente quanto aos produtos de alta qualidade, a expectativa é que eles não causem dano à pele e que tenham fator de proteção solar e toque seco, não oleoso. Esses benefícios já devem estar contidos nos produtos, pois as consumidoras esperam isso das marcas. Para se inovar nesse setor é necessário ir além desses tópicos, e assim incrementar ainda mais a categoria.
O esmalte é um acessório indispensável para a beleza da mulher brasileira. Hoje pintar as unhas é realmente uma necessidade em quase todas as camadas da população, melhorando a autoestima e ajudando mulheres e adolescentes a se sentirem mais poderosas e seguras. A capacidade que o esmalte tem de renovar o visual é tão grande por um custo tão baixo, que ele passou a fazer parte da composição do look no dia a dia, estando em sintonia com a maquiagem, roupa e cabelos. No Brasil as mulheres também pintam as unhas dos pés porque usam mais sapatos abertos, o que não acontece com tanta frequência em países frios.
O segmento de esmaltes e maquiagens no Brasil faturou em 2007 aproximadamente 2 bilhões de reais, em 2012 o faturamento foi de 3,69 bilhões e a expectativa para 2017 é que ultrapasse 6 bilhões e meio de reais em vendas. O crescimento do valor de mercado de varejo em moeda local foi de 16,7% em 2007, 13,3% em 2012 e a projeção para 2017 é crescer 8,2%.
Em dólares o faturamento do mercado de varejo no Brasil foi de pouco mais de um bilhão em 2007, cresceu para 1,7536 bilhão em 2010, chegou a 1,8938 bilhão de dólares em 2012 e a perspectiva para 2017 é faturar 2,6008 bilhões de dólares. Em porcentagem o mercado de maquiagens e esmaltes cresceu 30,5% em 2007, 35,2% em 2010 (maior crescimento dos últimos anos), mas em 2012 teve uma pequena queda de -3.0%, voltando a crescer nos anos seguintes. A perspectiva é que em 2017 o mercado cresça 5,6%.
O gasto per capita da população brasileira no mercado de maquiagens e esmaltes foi de US$ 5,30 em 2007, passou para US$ 9,50 em 2012, e a previsão para 2017 é que seja de US$ 12,52.
No geral o mercado de maquiagens e esmaltes do país faturou 1,960 bilhão de reais em 2007 sendo dividido em um faturamento de R$ 622,9 milhões em produtos para os lábios, R$ 415,4 milhões em produtos para os olhos, R$ 293,6 milhões em produtos para a face e R$ 628,7 milhões de reais em produtos para as unhas.
Em 2012 o mercado faturou R$ 3,692 bilhões sendo dividido em um faturamento de R$ 1,037 bilhão em produtos para os lábios, R$ 957,3 milhões em produtos para os olhos, R$ 869,6 milhões em produtos para a face e R$ 829,0 milhões de reais em produtos para as unhas.
Nos últimos 5 anos a taxa média de crescimento anual do Brasil no segmento de maquiagens e esmaltes foi de 15,6%. Nos próximos 5 anos a previsão é que o crescimento médio anual seja de 11,8%.
Fonte: http://www.abre.org.br/noticias/perspectivas-do-mercado-de-maquiagens-e-esmaltes-no-brasil/
Deixe um comentário