O comércio eletrônico no Brasil mantém um ritmo acelerado e deve crescer mais de 20% este ano. O crescimento nominal do faturamento desse mercado apenas no primeiro semestre de 2014 ficou em 26% – muito acima do varejo tradicional, que cresceu próximo a 4% no mesmo período. E a categoria de ‘Cosméticos e Perfumaria’ ocupa a segunda posição, em volume, por meio desse canal. Essas são informações divulgadas pela E-bit, empresa especializada em informações do comércio eletrônico, por meio do relatório WebShoppers, que já é referência no mercado de e-commerce brasileiro.

O estudo mostra que a categoria ‘Moda e Acessórios’ continua liderando as vendas no e-commerce, com 18% do volume de pedidos. Em segundo lugar aparece a categoria ‘Cosméticos e Perfumaria/ Cuidados Pessoais e Saúde’, com 16%, seguida por ‘Eletrodomésticos’, com 11%. De um ano para cá, cosméticos trocou de posição com eletrodomésticos, passando à segunda colocação.

Englobando todas as categorias, a E-bit informa que o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 16,06 bilhões no primeiro semestre de 2014. No mesmo período do ano anterior, o setor registrou faturamento de R$ 12,74 bilhões. O número de pedidos no primeiro semestre foi de 48,17 milhões, sendo 36% maior em relação ao primeiro semestre de 2013. O tíquete médio, segundo o estudo, ficou em R$ 333,40.

Para este segundo semestre, a previsão é de ter um crescimento no setor de e-commerce próximo a 15%. Segundo a E-bit, o faturamento neste ano deve chegar a R$ 35 bilhões. O valor representa um crescimento nominal de 21%, comparando com o resultado de 2013. O número de pedidos deve ultrapassar 100 milhões.

O relatório divulgado pela E-bit aponta ainda que o e-commerce brasileiro ganhou 5,06 milhões de novos consumidores nos primeiros seis meses do ano. Eles fizeram suas compras online pela primeira vez, marcando um crescimento de 27% em relação ao primeiro semestre de 2013. E com a previsão de ter novos 11,6 milhões até o final de 2014, o comércio eletrônico no Brasil deve chegar a 63 milhões de ‘e-consumidores’ únicos, aqueles que já fizeram pelo menos uma compra em um site brasileiro.

Diversas marcas cosméticas estão de olho no mercado virtual brasileiro. Neste ano, a MAC, que faz parte do Grupo Estée Lauder, lançou seu e-commerce no país em janeiro. A marca informa que o ambiente de compras online reproduz a experiência de uma loja física da MAC. Os produtos são agrupados por categoria e os clientes podem organizar suas preferências por tons ou em ordem alfabética. Outros serviços incluem o recurso de registro permanente de histórico de pedidos e sugestões personalizadas com base nas compras anteriores.

Também no primeiro semestre, a Eudora, marca de cosméticos do Grupo Boticário, lançou uma plataforma online com objetivo de aumentar vendas e conquistar novos clientes. O site ‘Minha Vitrine Eudora’, de acordo com e empresa, promete apoiar o sistema de venda direta de produtos, facilitar o dia a dia das representantes de vendas e atrair novas consumidoras para a marca. Trata-se de um conceito um pouco diferente, voltado para as vendedoras.

O objetivo principal da marca com essa nova ferramenta de vendas, segundo o diretor de canais de Eudora, Ivon Neves, é ampliar e facilitar a exposição da marca, além de permitir que o próprio cliente escolha seus itens, negocie e efetue o pagamento quando receber a mercadoria. “Optamos por facilitar ainda mais a relação comercial entre representantes e clientes, usando uma ferramenta de relacionamento digital, o Facebook, que facilitará a troca, a comunicação e o negócio entre elas”, afirma.

O Grupo Boticário está de olho também nas oportunidades mobile. Em abril, a empresa lançou uma plataforma mobile para o seu e-commerce The Beauty Box, loja multimarcas do grupo. Essa versão para smartphones traz o mesmo conteúdo, categorias e produtos do site, porém em um formato adaptado para o aparelho, que pode ser acessado de forma direta e rápida.

É possível ver todos os links do site, dar zoom nas fotos dos produtos, escolher as cores facilmente, além da conveniência de comprar em qualquer lugar, em poucos cliques e com segurança. A consumidora também pode acompanhar os pedidos e fazer busca das lojas físicas – são mais de 15, em São Paulo, Minas Gerais e no Paraná.

A The Beauty Box possui mais de 100 marcas em 11 categorias, entre perfumaria, maquiagem, corpo e banho, cabelos e unhas, incluindo a marca própria Produtinhos da Beauty, que possui mais de 60 itens de corpo, banho, cabelos e acessórios.

Um aplicativo, lançado em maio, ilustra o investimento que vem sendo feito em comércio eletrônico de cosméticos. O Cora, app para dispositivos móveis, tem como foco principal facilitar e agilizar a relação entre consumidores e o revendedoras na venda direta, de diversas marcas, como Natura, O Boticário, Eudora, Avon e Jequiti.

O Cora funciona da seguinte forma: a consumidora baixa em seu celular ou tablet o aplicativo, em que haverá a lista completa de produtos de várias marcas. Ela irá escolher os itens que pretende adquirir e o app, através de seu localizador, achará a revendedora mais próxima (caso a consumidora não conheça uma). A revendedora cadastrada no app, por sua vez, receberá uma notificação de que a consumidora deseja comprar os produtos e então, irá responder com as condições de prazo e pagamento.

O cliente, ao aceitar o pedido, receberá os produtos da revendedora e fará o pagamento, de acordo com o combinado. Em todo momento, revendedora e cliente podem se falar por um chat interno para combinar os detalhes de entrega. “O Cora é um app agregador, ou seja, uma ferramenta onde estarão reunidas as mais importantes marcas da venda direta, o que o torna mais atraente para ser baixado pelas clientes e pelas revendedoras, pois não há necessidade de baixar um aplicativo de cada marca para comprar ou vender”, explica Mauricio Borges, CEO da 3bingo!, startup que desenvolveu o aplicativo.

 

Fonte: http://www.abre.org.br/noticias/cosmeticos-ganham-segunda-posicao-no-e-commerce-brasileiro/

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