RaiaDrogasil, líder do varejo farma brasileiro, encerrou o ano com 864 lojas, sendo que 101 foram abertas no período. Consequentemente, a receita bruta da companhia também apresentou desenvolvimento de 18,3%, alcançando a marca dos R$5,6 bilhões, e com margem bruta de 26,7% da receita, incremento de 1,1 ponto percentual.                                                                              Apesar do novo regime tributário que aumentou a carga de ICMS da companhia, a empresa também registrou crescimento de 20% no EBTIDA ajustado, alcançando a cifra de R$325,8 milhões, e margem de 5,8%. A empresa também registrou lucro líquido de R$154 milhões, com 2,8% de margem líquida.
A companhia ainda ressaltou no informe que alguns fatores foram a mola propulsora desse crescimento observado em 2012. Primeiramente, o varejo farma brasileiro vive um momento de glória, crescendo mais de 15% ao ano desde 2007, impulsionado pelo aumento substancial no número de idosos no País, e no alargamento da classe C, que representa cerca de 40% de seu público. Porém, apesar desse crescimento bombástico, o setor ainda é fragmentado, e as cinco principais redes do país representam apenas 29% do mercado, o que significa que ainda há muito espaço para expansão.
O documento ainda ressaltou que 2012 ficou marcado como o ano de consolidação do grupo RaiaDrogasil, que em 2011 se formou graças à fusão entre as duas tradicionais bandeiras paulistas.
No início do ano passado, as gerências das duas redes foram unificadas, assim como foram revistas as condições de negociação com os fornecedores, o que gerou sinergias de custos significativas para a empresa.
A inauguração de dois novos centros de distribuição no Rio de Janeiro e em São Paulo, também incrementaram a capacidade de distribuição e de crescimento do grupo. Paralelamente a essa melhora no processo de distribuição, o grupo também adquiriu três redes locais no Centro-Oeste: King, Santa Marta e Panda. Com a mudança de 26 lojas de Santa Marta para Drogasil em 2013, o grupo deve se tornar líder na região.

Fonte: http://www.cosmeticanews.com.br/leitura.php?n=investimentos-em-logistica-trade-marketing-e-compras-direcionam-as-operacoes-da-brpharma-em-2012&id=4275

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *