A Profarma, empresa que atua com a distribuição e a comercialização de medicamentos, divulgou os resultados referentes às suas operações no quarto trimestre de 2012, e o balanço geral do ano passado. Aproveitando-se do bom momento do setor e da atuação pautada em sua estratégia de crescer com rentabilidade, a Companhia apresentou receita líquida de R$ 3,2 bilhões no ano, 15,1% superior aos R$ 2,8 bilhões apurados no ano de 2011.
Na análise por região geográfica, as melhores performances foram registradas nas regiões Nordeste e Centro Oeste, que apresentaram crescimentos de 22,1% e 9,6%, respectivamente. Por categoria, os destaques foram os segmentos hospitalar e vacinas, genéricos, e higiene pessoal e cosméticos, com crescimentos de 149,2%, 29,6%, e 22,8%, respectivamente, na comparação com o ano anterior. O lucro líquido ficou 53,6% acima do apurado no ano anterior, totalizando R$ 40,6 milhões. O Ebitda da Profarma foi de R$ 92,2 milhões em 2012, crescimento de 26,4% em relação a 2011, alcançando margem Ebitda de 2,9%.
Mesmo diante de fortes oscilações no mercado de renda variável, devido à instabilidade do ambiente internacional, as ações da Profarma (BM&FBOVESPA: PFRM3) tiveram um 2012 extremamente positivo. Os ativos encerraram o ano cotados a R$ 14,50, com alta de 34,9% em relação ao ano anterior, com volume financeiro médio de R$ 1,08 milhão, alta de 89,3% em comparação a 2011, enquanto o Índice Bovespa encerrou o ano com alta acumulada de 7,4%.
Após a Profarma ter concluído sua expansão geográfica, assumindo uma importante posição na distribuição farmacêutica do país e ter diversificado seu portfólio de produtos e clientes por meio de aquisições que viabilizaram sua entrada no mercado público e de especialidades, o ano de 2013 marca o início da terceira etapa estratégica da Companhia: a entrada no varejo farmacêutico com as aquisições das redes Drogasmil/Farmalife e Tamoio, ambas no Rio de Janeiro. As duas redes combinadas totalizam cerca de 140 lojas, e colocam a Profarma como o maior distribuidor misto do país.
O início desta nova etapa no plano estratégico da Companhia marca definitivamente a criação de uma empresa diferenciada no ambiente competitivo do mercado de saúde no Brasil. Tais passos reafirmam a entrada da Profarma em mercados com múltiplas oportunidades de crescimento, com margens operacionais maiores e sinergias a serem capturadas que contribuirão de forma relevante para a criação de valor para seus acionistas.
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