O segmento de moda e acessórios vem abrindo oportunidades de parceria entre empresas e blogs especializados. Em 2013, as vendas desses produtos tomaram o lugar dos eletrodomésticos na liderança do comércio eletrônico varejista, atingindo 13,7% do mercado brasileiro, segundo o e-Marketer. Na terceira posição estão cosméticos, perfumaria e produtos de cuidados pessoais, que também se destacam nas páginas das blogueiras influentes entre o público feminino. O crescimento dessas categorias é atribuído ao tíquete baixo e à facilidade de entrega.
O que a princípio era um hobby para a designer gráfica mineira Lu Ferreira transformou-se em sua principal fonte de renda. Criado em 2007, o blog Chata de Galocha começou fazendo crítica de restaurantes e três anos depois virou empresa focada em moda. Seu perfil de público é composto por 85% de mulheres, entre 20 e 40 anos de idade, das classes A e B. Maquiagem e roupa são os produtos mais vendidos e a própria Lu é a modelo, em produções realizadas com o marido fotógrafo. Ela conta que aprendeu na prática e cometeu alguns erros que hoje evita: “Tenho muito cuidado ao selecionar as marcas que vão estar associadas ao meu nome”, diz.
Para zelar pela credibilidade, uma política adotada pela blogueira é sempre identificar com clareza os publieditoriais, isto é, os conteúdos patrocinados. Como complemento ao blog, ela utiliza outras redes sociais que fortalecem o vínculo com seu público: produz dois vídeos por semana para o YouTube, canal preferido pelas adolescentes, e também tem muitas seguidoras no Instagram. Entre seus parceiros está a multinacional de origem francesa Sephora, uma das principais multimarcas de produtos de maquiagem, cosméticos e perfumaria do mundo, com 1.300 lojas em 27 países.
Conforme as circunstâncias e o orçamento, as parcerias podem envolver permutas de produtos e serviços por espaço, anúncios em banners e programas de afiliados. Este último modelo é adotado pela Posthaus, varejista de moda por e-commerce situada em Blumenau (SC). A empresa criou o espaço “Blogueira do Mês”, onde são destacadas as parcerias de maior relevância. Suas 700 afiliadas ganham 5% de comissão pelas vendas efetuadas nos blogs.
Uma das prioridades estratégicas da Posthaus é buscar o atendimento personalizado. “Fizemos um investimento recente em uma ferramenta para conhecer a história do cliente e organizar as informações para a tomada de decisões mais assertivas”, diz o coordenador de e-commerce, Thiago Fernando de Zutter. Com mais de 5 milhões de visitas mensais, o portal comercializa 15 mil itens de 50 marcas.
A grife My Philosophy, criada em 2006 no Rio de Janeiro, aderiu ao e-commerce em 2011 e também investe na aproximação com o público por meio de redes sociais como o Whatsapp e blogs. “Na maioria das vezes, fazemos permutas de produtos por posts patrocinados”, conta uma das sócias, Nicole Argalgy. Uma das parceiras é a jornalista alagoana Ana Gabriela Sales, criadora do blog Rica de Marré. “Eu queria um espaço para falar de moda com independência e fui vendo que podia ser um negócio”, conta. “Investi em conteúdo de qualidade e veio o retorno financeiro”.
O segmento de alimentação gourmet, com frequência associado ao de moda, também busca clientes por meio da parceria com blogueiras. Carolina Sales, proprietária de uma pâtisserie de brigadeiros com três lojas no Rio de Janeiro, investe nesse canal para reforçar as vendas pelo site e por e-mail, que representam 80% do faturamento. Há dois meses ela firmou acordos com os blogs Colher de Chá e Constance Zahn, voltados para noivas. “Alguns posts têm mais de mil curtidas e trazem muitos clientes”, diz. “Em 2013 crescemos 15% e nossa expectativa é chegar a 30% este ano”.
Há 15 anos no mercado de consultoria para casamentos, Constance Zahn lançou seu blog em 2007, ao verificar que não havia similar no país. O projeto evoluiu para um portal de nicho voltado à classe A, que inclui produtos para bebês e crianças, casa e decoração. Em 2014 esse mercado deve movimentar R$ 14 bilhões.
Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/3672366/blogueiras-fashion-ajudam-vender-cosmeticos#ixzz3BmJqDrD8
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