Segundo projeção da consultoria Euromonitor, os homens brasileiros vão movimentar o setor de beleza nos próximos anos. O País deverá ser o primeiro mercado do mundo em produtos de higiene e cosméticos masculinos até 2019. Até lá, o crescimento médio do mercado será de 7,1% ao ano. Com isso, o País deve ultrapassar os Estados Unidos, hoje o principal mercado para esse segmento.
A previsão é de que, no acumulado dos próximos cinco anos, os homens no Brasil vão gastar R$ 110 bilhões em compras de shampoos, sabonetes, desodorantes, perfumes e cremes, entre outros itens de cuidados pessoais.
Uma das explicações para o crescimento é a menor resistência do público masculino em comprar cosméticos para cuidados pessoais. “Os homens estão rompendo com o estereótipos ultrapassados”, diz Marcela Viana, analista de pesquisa da Euromonitor International. “Se antes as compras se resumiam a produtos para barbear, hoje a cesta é muito mais diversificada.”
Em 2014, as vendas desse tipo de produto no Brasil alcançaram o valor de R$ 15,5 bilhões. Nos Estados Unidos, as vendas totalizaram US$ 6,3 bilhões. Em todo o mundo, o mercado de beleza e cuidados pessoais registrou US$ 35 bilhões em vendas em 2014. No Brasil, o mercado dobrou entre 2009 e 2014.
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