Quando a sustentabilidade ainda não era pauta, a Surya Brasil revolucionou o mercado de beleza com produtos veganos inovadores. Hoje, a marca está em 40 países em todos os continentes do mundo

O mantra da empresária paulistana Clélia Angelon é que devemos viver em harmonia com a natureza, ter o compromisso de não fazer mal a nós mesmos nem ao próximo, e não desistir dos nossos sonhos. “Quando você é o que você age, o sucesso é apenas uma consequência natural”, complementa ela.

Aos 73 anos, Clélia é a empresária de sucesso por trás da Surya Brasil, primeira empresa no Brasil a comercializar hennas, a coloração para cabelos mais natural do mercado, livre de amônia e seus subprodutos, entre outros metais pesados, como o chumbo, potencialmente nocivos à saúde. Pioneira, a marca nasceu em 1995 sob o conceito de oferecer cosméticos naturais que não agridem o meio ambiente e nem os animais. Naquela época, veganismo, sustentabilidade e ESG ainda não existiam. Hoje, é uma marca global.

O empreendedorismo já corria em suas veias desde pequena. Quando criança, aos 8 anos, mesmo recebendo mesada buscava alternativas para ganhar dinheiro. Uma delas foi emprestar gibis e, posteriormente, fazia massagem facial em suas amigas. Passados os anos, se mudou para Londres e com 23 anos tinha uma pequena loja na Oxford Street, onde vendia roupas e bijuteria. Foi lá que aprimorou seu conhecimento do negócio e aprendeu o quão importante era a criatividade para criar produtos únicos. Algo que em 1995, quando voltou ao Brasil deu início a um sonho que perdura até os dias de hoje, com a criação da Surya Brasil, pioneira no desenvolvimento de cosméticos e produtos naturais para o cabelo.

As hennas foram apenas o começo. O portifólio cresceu e hoje inclui shampoos, condicionadores, finalizadores, máscaras capilares, produtos para hidratação e em breve para cuidados com a pele. Atualmente, são mais de 5 linhas de produtos mais naturais e com a melhor performance do mercado e que estão presentes em mais de 40 países em todos os continentes do mundo. Há mais de 20 anos nos Estados Unidos, a Surya Brasil foi a primeira marca brasileira do segmento a estar em todo o território americano. Outro destaque é que a marca é a única brasileira nos principais Whole Foods, loja de maior cadeia de varejo de alimentos orgânicos e naturais do país.

Mesmo na pandemia, Surya Brasil conquistou novos mercados e expandiu para a Índia, Colômbia, Costa Rica, Congo, Quênia e África do Sul. O período de isolamento tornou as pessoas mais conscientes com o meio ambiente e com seus estilos de vida. Com essa mudança de chave, a procura por produtos sustentáveis aumentou.

Com certificações internacionais, os cosméticos da Surya Brasil combinam plantas nativas da Índia e da Amazônia, além de elementos naturais e veganos que não causam impactos nocivos à saúde ou ao meio ambiente. Natureza e tecnologia Ayruveda se unem para atender um crescente e exigente mercado vegano.

Vegana desde 2006, empreendedora desde pequena, mãe e avó, Clélia mora em uma casa onde produz seus próprios alimentos, com hortas orgânicas, uma vasta fauna composta por coelhos e aves, além de outros animais de grande porte que foram resgatados e estão distribuídos em outros lugares contando com a ajuda de parceiros do Instituto Clélia Angelon. “Eu vivo o que eu vendo”, afirma ela. Nos três primeiros meses de 2022, a empresa já acumulou 7% de crescimento comparando com dados de 2021. A expectativa de crescimento é boa, entendendo uma busca maior de 18% sobre os nossos produtos.

Fonte: https://revistahec.com.br/a-empreendedora-brasileira-que-colocou-a-sustentabilidade-no-centro-do-mercado-de-beleza-brasileiro-na-decada-de-90/

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