A corrente de comércio do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) atingiu US$ 471,3 milhões de janeiro a abril de 2022, saldo que representa um aumento de 4,8% na comparação com o mesmo período de 2021 (US$ 449,7 milhões), informou a Abihpec. O saldo da balança comercial do quadrimestre também foi superavitário em US$ 7,8 milhões, revertendo o saldo deficitário no mesmo período de 2021, que foi de US$ 31,7 milhões.
As exportações da indústria de HPPC no período de janeiro a abril alcançaram o valor de US$ 246,8 milhões, registrando um crescimento de 18,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. As importações totalizaram US$ 224,3 milhões, representando redução de 6,7% em comparação ao quadrimestre de 2021 (US$ 240,7 milhões).

“O setor conseguiu manter suas exportações nos primeiros quatro meses de 2022 e obteve uma recuperação de negócios da ordem de quase US$ 40 milhões, mesmo com as adversidades em relação aos fretes internacionais e os inúmeros desafios internos que dificultam a competitividade para inserção dos produtos brasileiros no exterior”, afirmou João Carlos Basilio, presidente-executivo da Abihpec.

Com mais um mês de crescimento das exportações do setor de HPPC, o saldo da balança comercial de abril de 2022 apresentou novamente superávit, no valor de US$ 7,8 milhões, revertendo o saldo deficitário da balança comercial de abril de 2021, que foi de US$ 6,2 milhões. As exportações do mês chegaram a US$ 65,1 milhões, um aumento de 7,5% ante o mesmo mês do ano anterior (US$ 60,6 milhões). As importações totalizaram US$ 57,3 milhões, uma redução de 14,3% em relação a abril de 2021 (US$ 66,8 milhões).

Abril foi o mês das categorias de Produtos para Cabelos (US$ 15,1 milhões), Sabonetes (US$ 13,1 milhões) e Cremes para Pele (US$ 6,6 milhões) se destacarem no campo das exportações. Outro destaque foi a categoria de Tissue (US$ 3,3 milhões), com aumento de 33,9% das exportações.

Nas importações, seguindo o ritmo dos meses anteriores, se destacaram as categorias de Cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 14 milhões) Fragrâncias (US$ 10,5 milhões) e Produtos de Higiene Oral (US$ 6,7 milhões).

Fonte: https://www.cosmeticsonline.com.br/noticias/detalhes-espaco-empresarial/7100/abihpec:-corrente-de-com%C3%A9rcio-do-setor-cresce-4,8-de-janeiro-a-abril

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