Parceria estimula a visibilidade internacional de toda a cadeia produtiva, produtos acabados e correlatos do setor HPPC, durante biênio 2022-2023
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) celebrou no dia 24 de fevereiro, a assinatura do convênio de cooperação técnica e financeira nº 33-08/2022 com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Com a finalidade de promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de HPPC e seus correlatos, o acordo prevê investimentos acima de R$ 24 milhões, sendo 56,5% originários da ApexBrasil, e 43,5% de contrapartidas da ABIHPEC e empresas participantes do Beautycare Brazil.
Para este novo convênio, o projeto selecionou 19 mercados-alvo, onde atuará com foco comercial e de promoção de imagem e com a realização de estudos e análises de oportunidades e ampliação de negócios. São eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México, Panamá, Peru, Reino Unido, Rússia e Turquia.
“Trata-se de um momento extremamente importante para o setor, pois é um programa imprescindível para a ampliação e reforço da internacionalização do setor brasileiro de HPPC, especialmente para as empresas de médio e pequeno porte, que integrarão o projeto setorial”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.
“Somos reconhecidos como um país de produtos de qualidade, inovadores e com identidade incorporada no desenvolvimento de produtos, a famosa brasilidade. Ao longo dos 22 anos de parceria, o apoio do Projeto Setorial possibilitou que as empresas se tornassem mais competitivas no mercado global, levando a imagem de nossos produtos para um outro patamar internacional”, destacou Basilio.
O Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de consumo de produtos do setor (US$ 23,7 bilhões) e representa 45,8% de todo o consumo da América Latina (fonte Euromonitor 2020). Em 2021 o Brasil exportou US$ 700 milhões, representando crescimento de 14,9% em relação ao mesmo período de 2020.
O Presidente da Apex-Brasil Augusto Pestana, destaca que o novo convênio de Promoção comercial firmado entre a ApexBrasil e a ABIHPEC, além de implementar mais um ciclo da longa parceria entre as duas organizações, chega em um momento crucial para o setor. “As empresas brasileiras de HPPC estão adaptando e sofisticando as suas estratégias para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades que têm surgido no mercado global. Neste cenário, o novo projeto setorial se apresenta como uma importante plataforma de desenvolvimento de competitividade internacional, de geração de negócios e de fortalecimento da imagem do Brasil no exterior”, reforça Pestana.
O Beautycare Brazil encerrou 2021 com 103 empresas integrantes exportando cerca de 170 produtos destinados a 128 países. O valor total das exportações do projeto alcançou US$ 209,4 milhões, o que representou um aumento de 35% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Entre os produtos mais exportados, aparecem com destaque as categorias: produtos para Cabelos (US$ 34,4 milhões), Cutelaria (US$ 3,2 milhões) e os itens de Higiene Oral (US$ 1,5 milhões), com altas de, respectivamente, 41%, 35%, e 14% em relação ao ano anterior. Já para as empresas de insumos da cadeia de valor do setor HPPC, destacam-se empresas fabricantes de ingredientes e embalagens, que apresentaram, nesta ordem, crescimento de 35% e 11% em comparação a 2020.
De acordo com Gueisa Silvério, gerente de Negócios Internacionais e responsável pelo projeto setorial Beautycare Brazil, este novo convênio tem como foco dar continuidade ao apoio no fomento das exportações, atendendo sempre o maior número de empresas, de todos os portes e regiões do Brasil. “As empresas participantes do programa já entendem que exportar um produto regulado demanda esforços contínuos, investimentos e estratégia, mas que é possível alcançar bons resultados”, diz Silvério. “Além de capacitar empresas e fomentar as exportações, para este novo convênio buscaremos ampliar a percepção da imagem de produtos brasileiros no mundo (brand awareness), possibilitando que as empresas possam cada vez mais apresentar ou consolidar suas marcas”, completa.
Os dois primeiros grandes eventos promocionais em 2022 estão previstos para acontecer em abril de 2022 e devem reunir cerca de 60 empresas participantes apoiadas pelo projeto. De 05 a 07 de abril ocorre a in-cosmetics Global em Paris (França), e em seguida, a Cosmoprof Worldwide, de 28 de abril a 02 de maio em Bolonha (Itália).
O Beautycare Brazil é fruto de uma parceria de 22 anos entre ABIHPEC e ApexBrasil. Ao longo desses anos, o projeto teve participação ativa em feiras de negócios, missões comerciais, assim como na capacitação e promoção de imagem do setor e do Brasil no mercado internacional.
O público-alvo são empresas de toda a cadeia de valor do setor, entre as que já atuam no mercado externo ou que tenham interesse em iniciar trabalho em âmbito internacional, como por exemplo as das áreas de insumos (ingredientes e embalagens), produtos acabados, serviços de pesquisa clínica e laboratorial e correlatos do setor (cartelas de coloração, mobiliário e equipamentos para salões e spas, soluções para amostragem de produtos de beleza, terceirização de fabricação HPPC).
Fonte:. Abihpec
Deixe um comentário