Os reajustes das tarifas de gás canalizado da Gás Brasiliano Distribuidora foram autorizados pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que publicou sua deliberação sobre o assunto no Diário Oficial da União de hoje.
Para os consumidores residenciais, as tarifas terão variação de 6,97%, para um consumo de 5 metros cúbicos ao mês e de 3,21% para quem consome 30 metros cúbicos ao mês. Os consumidores comerciais terão a tarifa reajustada em 1,93% para consumo de até 100 metros cúbicos ao mês e em 1,25% para mil metros cúbicos ao mês. Já para os consumidores industriais, a tarifa diminui 1,19% para as companhias que consomem até 50 mil metros cúbicos ao mês e 4,47% para grandes indústrias com consumo de até 10 milhões de metros cúbicos ao mês, dependendo do segmento e faixa de consumo.
O reajuste do Gás Natural Veicular (GNV) é de 6,09%.
A Arsesp informa em comunicado que tarifas são reajustadas anualmente de acordo com a data de assinatura do contrato de concessão de cada concessionária. Neste ano, foram considerados os valores da margem de distribuição, que é reajustada pelo IGPM anual de 6,96%, assim como a atualização do preço da molécula de gás e seu transporte.
No caso do segmento industrial, a Arsesp informa que os fatores que levaram à redução das tarifas estão relacionados principalmente a assinatura de um novo contrato da distribuidora com a Petrobras no qual a molécula de gás é precificada em reais e não dólares. As novas tarifas entram em vigor na segunda-feira (10 de dezembro).
Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/2932904/agencia-autoriza-reajuste-de-tarifas-da-gas-brasiliano-distribuidor
Deixe um comentário