A empresa de inovação em dispositivos sediada na China, Nuon Medical Technologies, tem grandes planos para levar o desempenho dos cosméticos para o próximo nível. O fundador e proprietário da Nuon, Alain Dijkstra, revela como as marcas — de cosméticos a protetores solares — estão preparadas para se beneficiar da tecnologia.
Quais foram os primeiros passos da Nuon no segmento de dispositivos?
Alain Dijkstra: A empresa atua na terapia de luz há mais de 20 anos. Começamos no campo do clareamento dentário e, tendo visto os efeitos, mudamos para os mercados médico e clínico. O impacto da tecnologia no crescimento capilar, redução de rugas, psoríase, herpes, antienvelhecimento é impressionante… Eu diria que há cinco ou seis tratamentos principais possíveis simplesmente com terapia de luz.
Na época vocês fabricavam dispositivos autônomos?
Sim, esse foi o cerne da nossa atividade pelos últimos 17 anos ou mais. Oferecemos terapia de luz por meio de máscaras, dispositivos médicos e de beleza, mas também outras funções, como aquecimento, vibração, galvânica… Nossas ferramentas foram projetadas como um complemento para um tratamento cosmético, mas nunca foram incorporadas à embalagem do cosmético em si para melhorar o desempenho da fórmula. A “grande ideia” da Nuon é acoplar dispositivo e formulação, o que significa que nossa tecnologia se torna parte integrante de um produto cosmético. Analisamos qual é o objetivo final da marca em termos de resultados visíveis com seus ingredientes; eles querem um efeito de longo prazo ou um resultado instantâneo? E aplicamos a tecnologia mais adequada para amplificar a mensagem que eles querem transmitir.
Você pode patentear o conceito?
Como é tão novo, tentamos garantir uma patente sempre que podemos. Nos últimos oito meses, conseguimos quase 49 patentes de utilidade e 135 patentes de design.
Além da luz, que outras tecnologias você está desenvolvendo?
Tecnologias básicas de aquecimento são um foco: aquecimento direto usando cerâmica, por exemplo, infravermelho distante e infravermelho próximo, aquecimento de carbono… Depois, há tecnologias de resfriamento via metal, zinco ou liga de alumínio, ou resfriamento direto por ventilador. PEMF (pós-frequências eletromagnéticas) é usado para aumentar o colágeno na pele, enquanto tratamentos galvânicos e outros tratamentos eletrônicos melhoram os músculos da pele para melhor absorção. As tecnologias de vibração incluem vibração acústica para estimulação aprimorada do fluxo sanguíneo e ultrassom que é mais voltado para limpeza da pele.
Quais terapias têm maior potencial?
Acredito que a luz é a modalidade mais eficaz e benéfica para a pele humana. Um efeito lifting curto é facilmente obtido usando galvânica, por exemplo, mas não é adequado para efeitos de longo prazo. A terapia de luz pode ajudar a reverter os sinais de envelhecimento se usada diariamente.
Seu foco é apenas em cuidados com a pele? E quanto à maquiagem?
Fórmulas de proteção solar são nossa prioridade atual, com uma linha de protetor solar e uma linha de detecção de protetor solar programadas para serem lançadas nos próximos meses. Depois disso, estamos embarcando em tecnologias para maquiagem, incluindo aquelas para cor de lábios e cuidados com os cabelos. Não há área na formulação que não cobriremos!
Como as marcas de beleza estão reagindo à oferta da Nuon?
A parte mais difícil é fazer as marcas entenderem que não somos concorrentes. No passado, as equipes de marketing das marcas questionavam a lógica de vender um dispositivo quando seu produto de cuidados com a pele é basicamente formulado para oferecer o mesmo resultado. Para nós, o dispositivo não é algo que funcionará sozinho, é uma solução para aprimorar a oferta da marca.
Temos como alvo marcas que vão de varejistas de mercado de massa a players de luxo de ponta e isso se reflete em nosso posicionamento de preço: nossos dispositivos começam em US$ 2-US$ 3 por modalidade até um custo máximo de US$ 8-9. Cada modalidade tem um custo adicional, é claro.
Quão sustentáveis essas soluções podem ser?
Nós olhamos dessa forma: no mercado de hoje, o consumidor pode comprar um refil ou pode escolher não comprar — não há realmente nenhuma motivação além do desejo de ser mais sustentável. A beleza das nossas soluções é que elas podem ser desenvolvidas para serem recarregáveis: o dispositivo se conecta ao produto, então o consumidor irá recomprar o refil do produto e continuar usando a tecnologia. Então, adicionar esse componente pode encorajar compras de refil. É o pequeno empurrão que o consumidor precisa.
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