Tendências de consumo: a ascensão das indulgências nas compras do dia a dia

Atualmente, 50,7% das mercadorias presentes nas gôndolas dos estabelecimentos varejistas são indulgentes e 71,5% dos carrinhos de compras possuem ao menos um item desse segmento. É o que aponta um estudo da Horus, marca do ecossistema Neogrid, que analisou cerca de 150 categorias de produtos de 500 milhões de notas fiscais. A categoria está mais presente nos pequenos autosserviços – a incidência de indulgentes nesse canal é 31% acima que a de saudáveis. Esses produtos são mais adquiridos em situações de emergência e sem planejamento (com incidência 32% maior do que os considerados saudáveis). O momento econômico do país também favorece o consumo da categoria, tendo em vista que comidas saudáveis são, em média, 26% mais caras – tanto que essa categoria só se sobressai nas compras das classes A e B.

Com a pandemia, a cultura do ‘eu mereço’ se intensificou, levando as pessoas a se permitirem mais indulgências em busca de uma melhor saúde emocional. Além disso, em momentos econômicos difíceis, o sentimento de recompensa e o lazer que cabe no bolso favorece o consumo de alimentos indulgentes”, analisa Roberta Atherino, head de Produto da Horus.

Fonte: https://foodinnovation.com.br/alimentos-indulgentes-fazem-parte-de-71-dos-carrinhos-de-compras/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *