Se a pandemia fez com que o vidro se tornasse uma matéria-prima escassa para a produção de garrafas e vasilhames, a indústria de bebidas precisou encontrar alternativas para o envase dos produtos e evitar o desabastecimento. Algumas dessas soluções estão presentes nos estandes da 17ª edição da Envase Brasil, feira de máquinas e equipamentos do setor de envasamento de bebidas e alimentos, que segue até quinta-feira (28), em Bento Gonçalves. O encontro do setor, que não foi realizado em 2020 por conta das restrições sanitárias, reúne 130 expositores de 12 países no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.  

Quem consome cerveja com regularidade pode ter se deparado, nas geladeiras de pequenos e grandes supermercados, com a bebida envasada em garrafas plásticas. Desde 2019, uma empresa de Bento Gonçalves começou a fabricar as embalagens sopradas, que ganham diferentes formatos conforme a demanda do produto e tornou-se uma fornecedora dos recipientes para o mercado nacional.  

As embalagens são fabricadas a partir do sistema de sopro. Esse processo é o responsável por dar molde às embalagens sopradas, já que é aplicado por meio de um jato de ar injetado nas paredes internas das embalagens, o que permite controlar as formas e tamanhos dos produtos. Nos últimos 12 meses, segundo o gerente comercial da empresa, Vinicius Franzoni, a produção de garrafas cresceu 50%.

Para atender a demanda, uma nova máquina de sopro foi adquirida, ampliando a capacidade de produção para nove mil garrafas por hora.  

— Tinha um certo preconceito com o plástico para a bebida, principalmente com a cerveja e o chope. Porém, como teve uma carência mundial com o vidro, surgiu essa oportunidade e a indústria começou a aproveitar. Teve uma aceitação muito boa pelo público. Ocorre o mesmo com o vinho, principalmente para aquele de consumo rápido e não para guardar — explica Franzoni.

Ainda de acordo com o gerente comercial, a empresa também investiu recentemente em um equipamento para a confecção de alças em plástico, um acessório para o transporte das embalagens. Até então, o produto vinha de São Paulo, encarecendo mais a produção local. Outra iniciativa da indústria da Serra é uma parceria com associações de recicladores, permitindo reaproveitamento da matéria-prima.

A sustentabilidade encontra espaço em outros estandes da Envase Brasil, como o de uma marca francesa de produção de embalagens de vidro, com três fábricas no Brasil, incluindo uma em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. O carro-chefe da empresa é a produção de potes em conserva, instantâneos e garrafas para vinhos, espumantes e sucos de uva. Ações visando o descarte correto das embalagens após o uso são estimuladas.

— Nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Temos projetos que buscam atrelar valor ao uso do vidro pelo consumidor-final. Tudo isso para que ele tenha consciência de que o vidro utilizado pode voltar para a cadeia de valor, virar caco e voltar a ser uma garrafa ou um pote — explica a especialista em inteligência de mercado da empresa, Maria Victória Martins.

Outra ação presente na Envase vem de São Paulo. Uma máquina instalada no evento faz a coleta de embalagens de plástico e de alumínio, que resultam em pontos para quem contribui. O equipamento possui um sistema que identifica o material recebido – papel e vidro são rejeitados. Em seguida, faz a compactação e separa os dois produtos de forma automática.  

O objetivo é que estabelecimentos comerciais, como shoppings e supermercados, por exemplo, aluguem a máquina e atraiam clientes dispostos a fazer o descarte correto das embalagens de bebidas.  

— Entendemos que muitas pessoas escolhem um comércio se ele for sustentável. A pessoa destina o material na máquina, faz o cadastro com o número de telefone, e resgata os pontos com parceiros. Tudo isso pelo equipamento, que oferece três ciclos. Além de resgatar os pontos e usar com estabelecimentos parceiros, também é possível doar para instituições ou simplesmente contribuir com o meio ambiente — afirma o técnico de planejamento da empresa, Jefferson França.

Empresa de Bento investe em centro de tecnologia e inovação 
Há 42 anos no segmento de equipamentos para o envase de bebidas, uma empresa de Bento Gonçalves levou para a Envase Brasil uma novidade em seu catálogo: uma máquina de envase de latas, que ainda não existia em seu portfólio, em opções para atender a alta demanda. O equipamento em exposição já estava vendido para uma cervejaria do Espírito Santo.  

Pensado desde antes da pandemia, o investimento foi potencializado a partir da demanda do mercado, que cresceu ao longo dos últimos anos. Segundo o diretor da empresa, Miguel Gava, o novo produto faz parte de um Centro de Tecnologia e Inovação, criado para permitir soluções que atendam às necessidades dos clientes. A marca local atende grandes players do mercado e a nova solução busca também atrair indústrias além da vinícola.  

— O Brasil é o país que mais recicla a lata de alumínio. Não se vê latinhas na rua porque ela possui um valor atrativo, diferentemente da garrafa de plástico. Por isso, atender esse mercado é estratégico. Há exemplos recentes de envase de vinhos e cervejas premium em lata, ou seja, com valor agregado, permitindo embalagens diferentes, algo a mais para o consumidor — avalia.  

Programação de quinta (28)
14h – Abertura do pavilhão para visita e negócios
14h30min – Beverage Day Região Sul – Dia 2 (Auditório A)
Temas abordados:
* Inovação e aplicações no envase de vinho e outras bebidas
* Como a tecnologia pode ajudar varejo e indústria a aumentar receitas e reduzir custos com controle de estoque e rastreabilidade da cadeia logística?
* Fatores chave para uma cervejaria campeã
* Soluções Prozyn para otimização da produção de sucos e vinhos
* Saiba como o BRAUMAT pode facilitar a sua vida
15h – Talk show Cachaças Gaúchas (Auditório B)
17h30min – Lançamento do livro (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas (Auditório B)
17h30min–  Queijos e Cia | Harmonização de cachaça e destilados (Arena Dinâmica)

Serviço: 
O quê: Envase Brasil – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos, Tecnologia e Insumos para bebidas e alimentos. 
Quando: Até quinta (28), das 14h às 20h. 
Onde: no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, na Fundaparque. 
Quanto: A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita pelo site ou no evento. Apenas é cobrado o estacionamento no parque.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/economia/noticia/2022/04/alternativas-ao-uso-do-vidro-para-bebidas-e-acoes-de-sustentabilidade-ganham-espaco-na-envase-brasil-em-bento-goncalves-cl2i232vy0036019izm64ghgw.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *