Para 2022, a empresa projeta movimentos nas categorias de maquiagem, capilar, masculina e nutricionais, além da ampliação de sua linha facial
A Amakha Paris, empresa jovem e inovadora do segmento de beleza e cuidados pessoais, acaba de fechar seus números de 2021 e registrar receita sell-in de R$ 280 milhões, número que se manteve pouco acima do alcançado em 2020, mesmo diante dos desafios de um cenário pouco favorável. Neste ano, a empresa projeta um crescimento de 4% a 6% do negócio, além de almejar, cada vez mais, espaço e força no mercado de marketing multinível. Para 2022, os focos serão a gestão da área comercial, a consolidação das estratégias de treinamento e o ritmo das inovações, além da ampliação dos esforços na expansão e internacionalização da empresa.
Em 2021, a marca focou esforços no amadurecimento de seus processos, na estruturação de novos projetos, além de uma aproximação mais intensa com seus executivos de venda e consultores, o que resultou em um crescimento de 12% no número de cadastros de novos consultores. Com isso, a Amakha Paris está perto de alcançar 1,7 milhão de pessoas cadastradas. “Nosso compromisso durante todo o ano foi manter a atratividade do negócio, para que seguisse como a melhor alternativa para a composição de renda e oportunidade para os milhares de desempregados no País, além, é claro, de inovações e divulgações em produtos de higiene pessoal e beleza”, afirma Denise Lemos, presidente da Amakha Paris.
Com o registro de venda de um perfume por segundo, ou aproximadamente 2 milhões de unidades por mês, a marca fortaleceu, em 2021, suas estratégias de lançamentos, em busca de assumir o protagonismo no processo de ampliação da base de consumo da categoria.
“O objetivo da Amakha é facilitar o acesso desse objeto de desejo ao maior número possível de pessoas. O brasileiro é o quarto maior consumidor de perfumes do mundo, mas esse é ainda um hábito de consumo restrito, devido aos preços médios praticados no mercado nacional. Dessa forma, optamos por concentrar nossos lançamentos no segundo semestre de 2021, apostando na retomada da economia. Só em pesquisa, desenvolvimento e marketing de produto, foram mais de R$ 3,2 milhões de investimentos, dos quais quase 50% dedicados à perfumaria, nosso carro-chefe”, conta Denise.
No ano passado a marca também ganhou muito destaque no mercado internacional, obteve uma aceitação exponencial, com pessoas que buscam uma nova forma de se desenvolver profissionalmente. Já nas projeções para este ano, os esforços estão na expansão, padronização e gestão dos pontos de apoio atuais, além da internacionalização, com a expansão para países como Uruguai, Bolívia e Paraguai.
A Amakha Paris aposta em um ano com um pouco mais de estabilidade na área da saúde e política nacional. “Estamos trabalhando para o fortalecimento de nossa gestão corporativa. Queremos aproveitar ao máximo a recuperação gradativa da economia esperada para o próximo ano, em consequência desse novo cenário”, explica Denise.
Crescimento por categoria
A mudança de hábito dos consumidores, com as restrições decorrentes da pandemia da covid-19, apoiou o crescimento de três categorias em especial, no negócio da Amakha Paris: nutricional, capilar e perfumaria.
Nutricional – A categoria, que, em 2020, teve destaque na empresa, se consolidou em 2021. A marca notou que os consumidores ficaram mais atentos à alimentação e aos cuidados com a imunidade e a estética. No ano passado, a categoria teve um crescimento de 35% em participação de vendas na empresa, e contou com o Hyaluronic Beauty com Colágeno ®Verisol, lançamento importante, que ajudou a valorizar o portfólio.
Capilar – Segundo relatório da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abhipec), a categoria cresceu mais de 18% no primeiro quadrimestre. A Amakha Paris, no mesmo período, cresceu 61% sobre o ano anterior.
Em 2021, a empresa atuou em sua aproximação com os profissionais de salões de beleza. O portfólio da marca e a política de premiação e comissionamento permitiram um aumento expressivo na lucratividade dos salões. Como muitos salões, estúdios de beleza e barbearias tiveram de permanecer fechados em alguns períodos de 2021, a Amakha Paris tornou-se uma alternativa de qualidade e boas margens para os pequenos empresários, donos desses estabelecimentos, que apresentavam queda da lucratividade. Além dessa frente, o consumo home care da categoria também aumentou. Com hábitos de higiene mais rigorosos, o consumo cresceu substancialmente.
A empresa, de certa forma, sentiu o reflexo de sua preparação, realizada nos últimos dois anos, para atuar nessa categoria. Fechou 2021 com mais de 300 executivos de vendas formados como especialistas capilares. Essa formação faz parte de um programa de capacitação, que oferece mais de 60 horas de treinamento em princípios de cosmetologia, conhecimento avançado do portfólio e técnicas de venda exclusivas da Amakha Paris.
Perfumaria – A perfumaria ainda é o carro-chefe da empresa, representa aproximadamente 60% do negócio. Com importantes lançamentos, a Amakha Paris manteve o ritmo de vendas da categoria e fortaleceu seu posicionamento de perfumaria on the go no mercado. Em 2021, a marca trouxe para a equipe um mestre perfumista renomado do mercado, Orpheu Cairolli, para contribuir no desenvolvimento do portfólio, conteúdo da categoria e, sobretudo, na capacitação da rede de revendedores.
Investimentos em marketing
De acordo com Denise, a grande força do multinível está no marketing. Em 2021, a empresa investiu mais de R$ 160 milhões em incentivos de vendas, fortalecimento de mídia digital, lançamento de produtos e comunicação como um todo. A marca ampliou sua força estratégica na área de treinamento, investiu em novos cursos e capacitações para a rede. “Acreditamos que investir em desenvolvimento de pessoas gera mais segurança para o alcance dos resultados. Isso trouxe, consequentemente, mais qualidade nas vendas, um fator determinante para a manutenção dos nossos números”, diz Denise.
No primeiro semestre de 2021, a Amakha Paris esteve presente na mídia como marca patrocinadora do maior reality show de cabeleireiros do País, o Duelo de Salões, exibido em janeiro. No último quadrimestre do ano, a empresa realizou ações pontuais de merchandising na emissora Band, no programa Brasil Urgente, do apresentador José Luiz Datena. O ganho de visibilidade foi muito importante na conquista de receita, levou a oportunidade de negócios para quem precisava, garantiu vendas e fortaleceu a imagem da empresa.
Entre os demais investimentos projetados para 2022, estão ações de merchandising e o fortalecimento de ferramentas digitais para captação de leads, como é o caso do Você Digital, plataforma de captação de novos consultores e desenvolvimento da rede. Em 2021, a ferramenta se consolidou como uma alternativa eficiente para dar ritmo ao negócio multinível, mesmo com as restrições presenciais decorrentes da covid-19.
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