A Holy Sampling, agência especializada na criação de experiências por meio de campanhas de amostragem eletrônico, realizou um estudo com a Harris Interactive sobre os hábitos e comportamentos das mulheres em termos de amostragem. Embora o estudo reesponte o valor da amostra como driver de vendas, também aponta para a importância da qualidade da experiência amostral.

Em um (post) Contexto cov que mudou completamente as práticas de consumo e padrões de compra, a Holy Sampling, através do instituto de pesquisa Harris Interactive, tem procurado questionar um amplo painel de mulheres que usam perfumes, produtos de skincare e maquiagem. Mais de 1.600 mulheres foram questionadas, divididas em dois grupos: um representante de mulheres francesas de 18 a 59 anos e outro composto por mulheres — conhecidas como amostragem digital — que já haviam sido submetidas a uma campanha de amostragem eletrônico realizada pela Holy Sampling.

Compras online são prejudicadas pela falta de testes

O desafio aqui é entender o que os usuários esperam das marcas do setor, em um contexto em que o número de visitas ao PDV não voltou ao seu nível pré-Covid, com um impacto muito perceptível na distribuição seletiva e nas lojas de marca única — uma queda que não é totalmente compensada pelos canais digitais e e-commerce. As mulheres entrevistadas disseram que têm dificuldade em comprar novos produtos na internet sem poder testá-los primeiro. No entanto, eles não estão relutantes em comprar produtos online que eles já conhecem/usam.

Por fim, o marco regulatório também tem motivado fortemente este estudo, uma vez que a partir de 1º de julho de 2022 será proibido emitir uma amostra sem a solicitação explícita do consumidor.

O principal veículo para descoberta e compra

Outro achado do estudo é que os consumidores se sentem mais dispostos e confortáveis pedindo amostras online do que em PDV.

92% das francesas dizem que as amostras são úteis à sua experiência de compra, das quais 45% as consideram indispensáveis – esse número sobe para 75% com a amostragem digital.

Essa necessidade de testar o produto antes de comprá-lo é consistente com os outros achados do estudo. 55 % das francesas dizem confiar em si mesmas em termos de conselhos e recomendações, seguidas por consultores de vendas e amigos e parentes. Para amostragem digital, 72% confiam em si mesmos primeiro, depois marcas (55%) e, finalmente, nas opiniões dos usuários online (44%).

As amostras são preferidas como o principal meio de descoberta (60% para mulheres francesas, 80% para amostragem digital), muito à frente de outros meios de contato tradicionais, como revisões (46%) e publicidade (40%).

A amostra parece ser o ponto de contato mais influente em toda a jornada do consumidor, que é dividida em quatro etapas: descoberta, valorização, compra e recomendação.

A experiência digital deve ser completada por uma experiência sensorial através da amostragem eletrônico

A experiência digital é a grande preocupação das marcas hoje em dia! Mas, como vimos, para categorias como cuidados com a pele, maquiagem e perfume, a decisão de compra é em grande parte baseada em testes. É aqui que entra a amostragem eletrônico. Permitirá a introdução de amostras em residências, justamente onde o consumidor usa seus produtos“, explica Bruno Pinheiro, co-fundador da Holy Sampling.

Utilizando amostragem e em vez de amostragem em massa em seus distribuidores, por exemplo, a marca poderá estabelecer gradualmente um relacionamento próximo com seus clientes e, através da coleta de dados, personalizar sua abordagem – tanto em termos da amostra enviada quanto nas futuras demonstrações da marca (para opt-ins de CRM). De fato, o estudo mostra que as francesas têm altas expectativas em termos de personalização, consideração e relacionamento com as marcas. Os dados ainda não são usados o suficiente e muitas vezes permanecem transacionais ao invés de experienciais.

Annie Begnaud, Consultora de Estratégia de Inovação e Especialista em Amostragem, concorda com o uso excessivamente tímido do CRM de amostragem e acrescenta que “a experiência do cliente é fundamental para o desempenho de uma campanha de amostragem digital: o unboxing e o acompanhamento do cliente após o recebimento são decisivos e tão importantes quanto um direcionamento adequado.

Para a Amostragem Sagrada, uma amostra deve ser recebida e usada em condições ideais, e isso também implica a quantidade certa de produto, permitindo que ele seja usado ao longo de vários dias para que ele se torne parte da rotina de beleza do futuro cliente. “É quando é mais eficaz e incentiva fortemente o ato de compra“, ressalta Olivia Delagarde, co-fundadora.

A missão da Holy Sampling é restaurar o valor das amostras criando caminhos de amostragem originais e personalizáveis. Incentivamos embalagens qualitativas e personalizadas para fortalecer o vínculo entre a marca e seus consumidores, mas também os encorajamos a compartilhar suas experiências à medida que esses pacotes tornam a amostra instagramável e transmitem a imagem da marca“, acrescenta Olivia Delagarde.

Uma estratégia que está provando seu valor já que, segundo a empresa, a taxa de conversão é de +10 pontos para amostragem e tradicional contra +20 pontos para Amostragem Sagrada.

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