As recargas não são apenas para produtos de duche, banho ou cuidados com o corpo vendidos em supermercados! Para atender às novas expectativas dos consumidores, as marcas de beleza de luxo também estão oferecendo perfumes, maquiagem ou produtos de cuidado facial em formatos recarregáveis, e os consumidores estão respondendo, como revela um estudo recente do The NPD Group, divulgado em dezembro passado durante o Fragrance Innovation Summit organizado pela Premium Beauty News em Paris .
À medida que as marcas se esforçam para reduzir sua pegada ambiental, as vendas a granel e as soluções de recarga estão crescendo rapidamente no mercado de beleza. E todos os canais de varejo estão envolvidos, inclusive os premium e de luxo.
E a proposta parece agradar aos consumidores franceses! Com efeito, as vendas de recargas e produtos recarregáveis no canal prestígio aumentaram 50% entre janeiro e final de outubro de 2022, face ao mesmo período do ano anterior , apurou o The NPD Group . Este segmento, estimado em 158 milhões de euros nestes 10 meses, conseguiu assim um desempenho muito superior ao de todo o mercado de beleza de prestígio, que cresceu 20% entre janeiro e final de outubro de 2022, face a 2021.
A empresa de pesquisa de mercado observou anteriormente uma mudança semelhante nos primeiros sete meses de 2022 no Reino Unido.
” Sendo os consumidores cada vez mais sensíveis às questões de desenvolvimento sustentável e conscientes da influência que exercem, logicamente estamos vendo um aumento nas vendas de produtos de beleza seletivos recarregáveis ”, explica Mathilde Lion, Beauty Expert Europe no The NPD Group .
Perfumes recarregáveis, o renascimento de uma prática tradicional
É na categoria de perfumes que a opção de refil é a mais desenvolvida, observa The NPD Group . Na França, as vendas de frascos de perfume recarregáveis aumentaram 56% no acumulado do ano até outubro de 2022 em comparação com o ano anterior. “ A expansão da oferta recarregável contribui para esse bom momento: três perfumes, dos cinco lançamentos de maior sucesso do período, são vendidos em formato recarregável ”, enfatiza o The NPD Group .
No quesito recarga, a França lidera: recargas e produtos recarregáveis representam 8% das vendas da categoria de perfumes na França, ante 6% na Europa e 3% na América do Norte.
Na verdade, reabastecer o perfume não é uma prática nova para os consumidores franceses. Várias marcas que são ícones da herança francesa de fragrâncias – como Caron, Guerlain ou Goutal – oferecem um serviço de recarga em suas próprias lojas, como foi feito historicamente. Nas lojas multimarcas, a possibilidade de reabastecer a própria fragrância foi inaugurada com o lançamento de Angel de Thierry Mugler em 1992.
“ Hoje, várias soluções técnicas estão disponíveis para marcas de perfumaria ”, observou Gerald Martines, criador da agência de consultoria de desenvolvimento de embalagens In•Signes , durante o Fragrance Innovation Summit. “ Dependendo da escolha tecnológica e do nível de serviço desejado, o reabastecimento pode ser feito em lojas de varejo ou em casa, com ou sem desmontagem da bomba. Recentemente, a Interparfums introduziu para a Moncler um conceito que permite reter a embalagem exterior enquanto o próprio frasco de vidro é substituído. ”
Maquiagem e cuidados com a pele seguem o exemplo
Recargas e opções recarregáveis também estão obtendo grande sucesso na categoria de maquiagem. Segundo o The NPD Group , as vendas subiram 122%, entre janeiro e o final de outubro de 2022 em comparação com 2021 no canal prestígio. Embora representem apenas 2% das vendas da categoria, os produtos de maquiagem recarregáveis abrem novas perspectivas para marcas e distribuidores.
Quando se trata de cuidados com a pele, o mercado ainda está engatinhando. Apenas 1% das vendas de cuidados com a pele de alta qualidade dizem respeito a produtos recarregáveis e suas recargas. Mas o potencial é enorme, segundo o The NPD Group , que aponta que nos primeiros dez meses do ano, as vendas de recargas saltaram 46%, enquanto as de produtos recarregáveis aumentaram 30%. Nesta categoria, as recargas são potencialmente um importante impulsionador da lealdade do consumidor.
Fortalecimento da fidelidade do cliente
A recompra é de facto uma questão fundamental , pois é óbvio que os cosméticos recarregáveis só têm um impacto ambiental positivo quando são realmente recarregados! Deste ponto de vista, “ ainda há um longo caminho a percorrer ”, enfatiza Mathilde Lion.
Na verdade, as recargas representam atualmente apenas 2% das vendas de perfumes, e cresceram 21% em relação ao ano passado, uma taxa significativamente menor do que a dos frascos recarregáveis . “ Novas fragrâncias que foram lançadas com uma versão recarregável devem ter tempo para crescer uma base de clientes fiéis e isso levará vários meses. Por outro lado, já identificamos oportunidades de crescimento no lançamento de versões recarregáveis para as principais fragrâncias carro-chefe do mercado, que há anos demonstram capacidade de fidelização ”, finaliza.
Embora o sucesso das recargas possa ser logicamente explicado pelo crescente interesse dos consumidores em produtos com pegada ambiental reduzida, ainda há muitos obstáculos a serem superados. Segundo Gerald Martines, “fidelizar é uma verdadeira mudança de paradigma em um mercado que tem construído seu modelo de crescimento na multiplicação de lançamentos e no incentivo à experimentação”.
Outras dificuldades, como a proliferação de referências ligadas ao refil e, portanto, problema de espaço nos pontos de venda, se somam para dificultar ainda mais a mudança.
Acompanhando a mania dos cosméticos sólidos e a granel, o sucesso dos refis confirma o interesse do consumidor por produtos e práticas mais ecológicas!
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/sales-of-refillable-perfumes-and,21312
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