Consumidores buscaram mais conveniência e produtos com baixo ticket médio nesta Black Friday, mostra pesquisa da NielsenIQ Ebit

A Black Friday 2023 pode ter frustrado boa parte do varejo brasileiro, mas surpreendeu aqueles que trabalham com itens de giro rápido. Levantamento da NielsenIQ Ebit, líder de informações e insights sobre o comércio eletrônico no Brasil, mostra que o número de pedidos de produtos de gôndola cresceu 157% nos dias 25 e 26 de novembro.

Em relação ao faturamento, as vendas online dos produtos de giro rápido cresceram 75%. A pesquisa também aponta que os consumidores gastaram em média um valor mais baixo, mostrando uma diversificação da categoria.

Os resultados refletem a dinâmica e a agilidade do comércio eletrônico. O consumidor está claramente priorizando a conveniência e a variedade oferecidas por essas categorias, reforçando a tendência de escolhas ágeis e de baixo ticket médio“, diz Marcelo Osanai, executivo de e-commerce da NielsenIQ Ebit.

Alimentos e bebidas são destaque

A categoria de Alimentos e Bebidas, junto com Perfumaria e Cosméticos, foram o grande destaque da Black Friday no fim de semana. A primeira registrou crescimento de 91% nas vendas em comparação com 2022.

Subcategorias como azeite, bebidas alcoólicas, bebida láctea, vodka, licor e outras bebidas não alcoólicas se destacaram como os principais impulsionadores desse crescimento.

A categoria de Alimentos e Bebidas emerge como um verdadeiro destaque na Black Friday. A resposta positiva a estas ofertas destaca não apenas o apetite por promoções, mas também a relevância de produtos alimentícios e de bebidas no ambiente de compras online“, diz Osanai.

Além disso, houve forte contribuição para o faturamento total do setor nas vendas online. A cesta de Alimentos e Bebidas foi a segunda que mais contribuiu positivamente para o total das vendas, com 21%, atrás apenas de Perfumaria e Cosméticos, que cresceu 45% no período. Outras categorias também apresentaram alta no final de semana pós Black Friday:

  • Bebês e Cia (13%)
  • Esporte e Lazer (8%)
  • Saúde (6%)
  • Casa e Decoração (5%)

Fonte: https://exame.com/negocios/bebidas-azeite-e-mais-produtos-de-giro-rapido-crescem-157-no-fim-de-semana-pos-black-friday/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *