As principais marcas de beleza estão preparadas para assumir gradualmente o novo desafio de beleza circular. Veja o que algumas marcas já estão fazendo.

Basta olhar até a penteadeira do próprio quarto para saber que a indústria de cosméticos e cuidados pessoais tem um problema de sustentabilidade . A indústria multibilionária vem com um grande número de consequências vitais associadas à distribuição de desperdício, formulações ambientalmente perigosas e fornecimento de ingredientes.
 
O status quo do setor sempre foi priorizar os lucros em meio à intensa concorrência há anos. As marcas de beleza estão constantemente lançando novos produtos para acompanhar as mudanças nas demandas e tendências.
 
Uma dessas tendências emergentes é a beleza circular, que se refere a um modelo de negócios verde que mantém os materiais em uso por meio de reutilização e reparo, minimiza propositadamente o desperdício e expande o ciclo de vida dos produtos por meio da qualidade. Atualmente, o setor de beleza se baseia no modelo econômico linear, em que as empresas retiram a matéria-prima da terra, fabricam um produto e os consumidores o jogam fora após o uso.
 
O atual ciclo tirar-fazer-resíduos é responsável por criar uma quantidade sem precedentes de resíduos em todo o mundo. Embora esteja gerando altos lucros, não está apoiando o meio ambiente de uma maneira boa. Assim, as principais marcas estão se concentrando em inovar nas embalagens de seus produtos internos.
 
Um dos contribuintes mais importantes das emissões de carbono na indústria de cosméticos e cuidados pessoais é a embalagem de uso único. Para eliminar essas embalagens, as marcas estão fazendo recargas com design circular para reduzir as emissões de carbono na atmosfera.
 
De acordo com a Fact.MR , uma renomada empresa de pesquisa de mercado, o mercado global de produtos de beleza circulares deverá atingir uma avaliação de cerca de US$ 4,2 bilhões até o final de 2032 e apresentar um crescimento de 5,8% CAGR de 2022 a 2032 . O foco crescente dos principais players na adoção de tendências de beleza upcycle para apoiar a sustentabilidade é um fator importante que impulsionaria o mercado.

Chanel apresenta produtos de beleza recarregáveis ​​sob sua linha nº 1 da Chanel
Em janeiro de 2022, a Chanel, uma casa de moda de luxo com sede na França, lançou sua mais recente linha de produtos para a pele e cosméticos chamada No. 1 de Chanel , sem folhetos internos de papel e sem embalagem plástica externa.
 
A empresa eliminou todos os componentes plásticos em seus frascos e garrafas. Optou principalmente pelo vidro, incentivando os clientes a reciclar a embalagem quando o produto acabar.
 
De acordo com a Chanel, o vidro tem cerca de 76% da taxa de reciclagem apenas no Reino Unido, enquanto o plástico tem aproximadamente 43% da taxa de reciclagem. Seus componentes de embalagem não-vidro são feitos de subprodutos gerados pelo processamento de camélias para as fórmulas de produtos da empresa. No. 1 de Chanel consiste em colorações de bochechas e lábios, bases e soros. Ele também inclui um Creme Revitalizante exclusivo, que é o primeiro produto de beleza recarregável da Chanel.

Fenty Beauty lança batons recarregáveis ​​Fenty Icon sustentáveis
A Fenty Beauty, uma renomada marca de cosméticos lançada por Rihanna, lançou o Fenty Icon Refilable Lipstick em fevereiro de 2022. A empresa também lançou um estojo recarregável chique em preto fosco duas semanas após o lançamento. As embalagens de batons recarregáveis ​​sustentáveis ​​e ecologicamente corretas foram lançadas na cor ouro rosa. Os batons estão disponíveis em uma ampla variedade de tons nude clássicos e vermelhos arrojados. Sua fórmula fosca macia é infundida com vitaminas C e E, bem como ácido hialurônico para uso duradouro e confortável.

Authentic Beauty Concept revela a nova geração de sua barra de refil
Em maio de 2022, a Authentic Beauty Concept, uma marca premium holística de propriedade da Henkel, anunciou seu plano de lançar uma nova geração de sua Barra Refil . É um sistema inovador que ajudaria a criar uma economia mais circular.
 
A nova geração do Refill Bar será desenvolvida pela empresa com base na crescente demanda dos cabeleireiros. Barras de recarga mais compactas, menores e mais fáceis de usar permitiriam que os clientes do salão trouxessem suas garrafas de volta e as reabastecessem com os produtos desejados.
 
De acordo com os funcionários da empresa, espera-se que seus clientes do salão recebam seus produtos prescritos após uma consulta especializada em uma garrafa de varejo de 250 ml. As garrafas serão feitas de plástico 90% Reciclado Pós-Consumo (PCR). Além disso, eles viriam com rótulos Forest Film, que é o primeiro material de rótulo de filme à base de madeira disponível no mercado.
Ulta Beauty colabora com a Loop para criar uma plataforma circular de varejo de beleza
Em agosto de 2021, a Ulta Beauty, uma cadeia americana de lojas de beleza, uniu-se à Loop, uma plataforma líder de reutilização, para reduzir o desperdício de beleza. A parceria resultou no desenvolvimento de uma plataforma de beleza circular única nos EUA, onde os clientes podem fazer compras online de cosméticos e produtos de cuidados pessoais em embalagens sustentáveis ​​e duráveis ​​que serão reutilizadas e recarregadas. 
 
Ao fazer um pedido, os compradores da Loop terão que pagar um depósito em cada embalagem, que é totalmente reembolsável após a devolução. Os clientes terão que colocar seus pacotes vazios após o uso em uma sacola projetada exclusivamente, agendando uma coleta gratuita on-line.

Efeito bandwagon: empresas iniciantes adotam práticas circulares de beleza 
Várias startups de beleza em todo o mundo provavelmente seguirão os passos de players internacionais e nacionais que operam na indústria da beleza na próxima década. Eles devem se esforçar persistentemente para obter apoio financeiro de agências governamentais ou investidores líderes para a criação de uma economia circular e salvar o meio ambiente.
 
Em agosto de 2021, por exemplo, Honestly, uma startup holandesa de beleza circular, anunciou o desenvolvimento de um esfoliante de café reciclado e sem água. A empresa está atualmente trabalhando no desenvolvimento de uma variante de resíduos de casca de laranja que deve ser lançada em 2022. Honestamente, passou quase dois anos criando seu primeiro produto reciclado, que é um esfoliante, esfoliante e hidratante biodegradável três em um. e lavagem do corpo. É feito de grãos de café coletados e foi lançado em junho de 2021.
 
Da mesma forma, em maio de 2021, a Nourish Mantra, uma startup de cuidados com a pele natural inspirada no Ayurveda com sede na Índia, apresentou sua nova missão de eliminação de plástico chamada Conscious Collection. A empresa usará embalagens ecológicas com plástico reciclado pós-consumo, vidro ou alumínio, permitindo que os clientes reciclem suas embalagens de produtos. A empresa foi fundada em janeiro de 2020 e tem como objetivo recriar formulações antigas de cuidados com a pele adequadas para estilos de vida modernos.

A estrada à frente: a beleza circular se transformará em uma realidade mainstream no futuro?
As empresas de beleza aumentaram radicalmente as promessas e ações sustentáveis ​​nos últimos dois anos, de métodos de trabalho lineares a circulares. Embora o impulso pela circularidade seja mais forte do que nunca, ainda existem alguns desafios para transformar a beleza circular em uma realidade dominante.
 
A crescente taxa de compras online está despertando mais preocupações sobre o desperdício. Isso obrigou as marcas de beleza a se apropriarem dos produtos que fabricam e enviam aos clientes em todo o mundo.
 
De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), em 2018, o segmento de contêineres e embalagens teve a maior tonelagem de plástico de mais de 14,5 milhões de toneladas. Esta categoria inclui embalagens, sacos e sacolas, bem como outras embalagens, incluindo garrafas naturais de polietileno de alta densidade (PEAD), frascos e garrafas de polietileno tereftalato (PET) e outros recipientes semelhantes.
 
Para reduzir a poluição, as principais marcas de beleza estão preparadas para assumir gradualmente o novo desafio de beleza circular, transformando assim a maneira como sua linha de fabricação funciona e fazendo com que os ingredientes durem mais do que o normal. Espera-se que algumas outras marcas incentivem seus clientes a reutilizar suas garrafas que podem reabastecer com produtos sustentáveis. 

Fonte: https://www.beautypackaging.com/contents/view_experts-opinion/2022-08-29/can-circular-beauty-put-an-end-to-the-cosmetics-industrys-waste-issue/?widget=listSection

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *