Desde Junho de 2021 a Cia Müller estabeleceu a parceria com a Startup Circulagem (https://bit.ly/3ts4CSJ) a fim de fortalecer seus três pilares de desenvolvimento: apoio à comunidade, promoção do consumo sustentável e redução do impacto ambiental. Esta parceria estruturou o Programa de Retornabilidade das garrafas da Cia Müller em Cooperativas de Materiais Recicláveis da Grande São Paulo.
Hoje, o Programa acontece em 10 Cooperativas de materiais recicláveis distribuídas em todas as regiões da capital de São Paulo e em Municípios da Grande São Paulo, incluindo e fortalecendo este elo da cadeia de reciclagem, potencializando a logística reversa e a gestão de resíduos sólidos das Cooperativas.
O Programa possibilitou que as garrafas que foram adquiridas pelo consumidor final em supermercados e por isso seriam descartadas para aterros sanitários, fossem desviadas para um fim muito melhor, que é o retorno para a Müller em Pirassununga. O Programa teve um impacto social imenso e umas das iniciativas que englobou foi a realização da reflexão dos cooperados em relação à importância de se ter o consumo responsável e consciente de álcool através de palestras sobre o tema.
Também fortaleceu os cooperados e cooperativas, pois com o programa houve um aumento de emprego e renda destes locais, estimulando essa comunidade. No total, o Programa impactou aproximadamente 190 cooperados. Em quatro meses, ampliou a redução do impacto ambiental da Cia, fazendo com que 6 mil garrafas retornassem para sua indústria, fomentando e resgatando a conscientização sobre a importância dos retornáveis.
Esse trabalho foi possível através da parceria com a Circulagem, que é uma startup de redução de impactos socioambientais criada para conectar agentes de transformação na cadeia de resíduos sólidos. Ela facilitou a comunicação entre indústria e cooperativa, viabilizando a melhor gestão no ciclo dos resíduos sólidos, de maneira responsável e sustentável, garantindo que os resíduos retornassem à indústria de origem.
A Circulagem já participou de seis Programas de Aceleração promovidos por diversas instituições, desde empresas como Ambev, públicas como Prefeitura de São Paulo, Sebrae, SENAI e CNPq. A parceria com essa Startup aproximou a Müller do ecossistema de inovação, o que abriu uma janela de oportunidades para desenvolver projetos ágeis, flexíveis, com resultados rápidos e impacto expressivo para seus stakeholders.
O Programa de Garrafas Retornáveis com Cooperativas de Reciclagem, além de reforçar os três pilares da Cia. Müller de Bebidas, promoveu o fortalecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) nos objetivos relacionados a gestão integrada de resíduos sólidos, a integração dos catadores de materiais recicláveis nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produto e a redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, entre outros.
A partir de Setembro, a proposta é que o Programa ganhe escala, envolvendo um número maior de cooperativas, ampliando o volume de garrafas e sedimentando uma metodologia de retornáveis de vidro, através da parceria entre a Cachaça 51 e a Circulagem.
Deixe um comentário