A partir de maio de 2025, a Citeo planeja implementar um sistema de embalagens reutilizáveis ​​em grandes varejistas de alimentos em quatro regiões do oeste da França; sua meta é desbloquear a reutilização para 16 milhões de consumidores e levar o sistema para uma escala nacional.

Atualmente, a reutilização é utilizada principalmente por empresas locais e/ou vendida por marcas de distribuição seletiva em categorias específicas de produtos. Pesquisas conduzidas pela Citeo e ObSoCo sugerem que a falta de disponibilidade está impedindo 61% dos consumidores franceses de fazer a transição para a reutilização.

Em resposta, a Citeo fundou seu esquema ReUse em maio de 2023 – com o objetivo de ajudar a reutilizar 10% das embalagens até 2027, conforme exigido pela lei AGEC da França, e incentivar o consumo responsável entre a população francesa.

Cerca de cem stakeholders – incluindo marcas, distribuidores, fabricantes de vidro, operadores, federações e associações – estão agora trabalhando juntos para desenvolver um sistema nacional compartilhado de reutilização para embalagens de alimentos em supermercados. Seu modelo será testado entre varejistas de alimentos em Pays-de-la-Loire, Bretanha, Normandia e Hauts-de-France, com as regiões escolhidas por sua proatividade relatada quando se trata de reutilização.

As partes interessadas esperam criar um sistema nacional, compartilhado e otimizado para embalagens de alimentos em lojas de grande e médio porte. Eles pretendem comercializar 30 milhões de itens de embalagens reutilizáveis ​​padrão, apresentando as embalagens reutilizáveis ​​R-Coeur de código aberto da Citeo, e otimizar os estágios de recuperação, coleta, transporte, classificação e lavagem para eficiência total.

Em 2025, uma fase de pré-figuração ocorrerá. O feedback desta fase será usado para projetar um sistema nacional para uma fase de ativação regional, com implementação programada para 2026.

Uma chamada para manifestações de interesse ocorrerá neste mês para selecionar um único provedor de serviços regional. Esta empresa será encarregada de coordenar as operações de todas as partes interessadas, incluindo fabricantes, distribuidores e operadores.

Os padrões para embalagens reutilizáveis ​​também devem ser desenvolvidos em outubro, com métodos de recuperação previstos para serem instalados nas lojas a partir de março de 2025 e implantação prevista para começar em maio.

O sistema visa recuperar embalagens reutilizáveis ​​em todos os pontos de venda, depois coletá-las e transportá-las para redistribuição. Em uma tentativa de manter os custos e riscos no mínimo, a Citeo e seus stakeholders da ReUse trabalharam para projetar um sistema para coletar embalagens usadas e entregá-las às instalações de lavagem apropriadas.

Além disso, espera melhorar a confiabilidade do processo de lavagem e incentivar os consumidores a adotar a reutilização, garantindo uma comunicação clara em uma “jornada do consumidor simples e consistente”.

Aparentemente, a Citeo financiará a implantação operacional com 5% de seu orçamento dedicado ao financiamento da transição para a reutilização.

Desde junho de 2024, a organização busca projetos “Encore plus de réemploi” ou “Ainda mais reutilização” para cobrir entre 50% e 70% dos custos de reutilização relacionados ao marketing.

Em julho, um edital buscou fabricantes que pudessem produzir equipamentos de recuperação que atendessem às necessidades funcionais do ecossistema em 2023, além de antecipar a produção de equipamentos necessários para o desenvolvimento futuro.

Um edital para manifestação de interesse buscou lojas dispostas a receber o equipamento de recuperação, e um edital para projetos de lavadoras de embalagens de alimentos buscou cobrir os custos de investimento e adquirir as habilidades necessárias para colocar os equipamentos de lavagem em conformidade com os requisitos definidos.

Além disso, no final do mês passado, foi lançado um edital para manifestações de interesse para fornecer os primeiros paletes de embalagens R-Coeur e preparar ofertas de produtos.

O anúncio vem depois que os vencedores anteriores do Encore plus de réemploi e as marcas da Nestlé, KitKat e Lion, anunciaram um teste de seis meses para vender chocolates do tamanho de uma mordida em recipientes de aço retornáveis ​​em toda a região de Hauts-de-France. Nestlé France , Le Fourgon , Circolution e Bocoloco trabalharão juntos para contribuir com a meta da Nestlé de vender embalagens 100% reutilizáveis ​​ou recicláveis ​​até 2025.

Da mesma forma, a Ocado Retail entregará itens essenciais para a casa em recipientes pré-cheios e reutilizáveis ​​como parte de um novo teste. A mudança deve substituir até cinco embalagens plásticas de uso único por recipiente e reduzir o desperdício de plástico em compras de supermercado online.

Fonte: https://packagingeurope.com/news/citeo-envisions-reusable-food-packaging-systems-for-french-retailers-in-2025/11979.article

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *