Um dos mercados mais promissores para os próximos anos é o da voz. De acordo com projeções da Zion Market Research, o mercado global de voz vai atingir um valor de US$ 7,7 bilhões em 2025, com uma taxa de crescimento anual de 39%, com o voice commerce sendo uma das tendências. De acordo com uma pesquisa realizada pela CouponFollow com 1.081 adultos americanos, mais de 60% das pessoas dizem estar satisfeitas com a compra por meio da voz.
Nesse contexto, a Benext desenvolveu o primeiro voice commerce do Brasil, a pedido da Colgate-Palmolive. A startup, que ajuda marcas a construir relações com seus clientes usando assistentes de voz, foi lançada em agosto de 2021 e já conta com a integração com a Amazon, na qual o cliente faz toda a compra por comando de voz.
“Será a primeira vez que a gente tangibiliza uma compra feita 100% por voz. Em poucos minutos, o cliente escolhe seus produtos, faz o processo de autenticação e finaliza a compra pelo app ou site da Amazon”, explica Daniel Deivisson, CEO da Benext.
“Ok, Google, falar com Colgate. Quero ir para a loja”, em poucos minutos os clientes poderão comprar até 10 produtos, entre escovas de dentes, cremes dentais e enxaguantes bucais.
“A Colgate-Palmolive está sempre buscando formas de se conectar com as pessoas e atender às necessidades dos nossos consumidores. Dentre muitos objetivos, tecnologia e acessibilidade ganham importância para garantir a melhor experiência para o nosso cliente”, afirma Nelson Malta, diretor de marketing da Colgate-Palmolive Brasil.
A empresa, que nasceu com a chancela de gigantes como Google e Amazon, já tem uma história com a Colgate-Palmolive. O primeiro assistente de voz da marca no Google foi desenvolvido pela Benext, voltado exclusivamente para crianças. O assistente possui uma linguagem divertida para os pequenos e traz muita dinâmica e interação.
No período de um ano (2020 a 2021) o voice app que ensina as crianças a escovarem os dentes gerou mais de oito milhões de interações. “Hoje o maior desafio para as marcas é ser relevante para seus consumidores. E o resultado de Colgate Kids é surpreendente, entrou no dia a dia dos pais com seus filhos. O engajamento médio é de 5 minutos no app, um número altíssimo para assistentes de voz”, ressalta o CEO Daniel Deivisson.
Para o empresário, que acumula mais de 20 anos de carreira no segmento de tecnologia e internet, uma revolução na indústria da voz está prestes a acontecer no Brasil. “O ano de 2022 será o ano da voz, com a explosão dos smartspeakers, novos devices sendo lançados, a preferência de crianças e idosos por assistentes de voz. Falar com o celular não é coisa de loucos e comprar por voz também não será”, ressalta.
Com o sucesso do empreendimento, outras empresas foram atrás da Benext buscando modelos similares ao usado com a Colgate-Palmolive.
“Depois disso, várias companhias nos procuraram para desenvolver um projeto muito similar usando a Alexa, a Amazon. Não podemos dizer quais, mas estamos negociando com quatro grandes marcas multinacionais para desenvolver projetos similares de aplicativos de voz e venda direto para a Alexa”, conta Deivisson.
Fonte: https://revistahec.com.br/colgate-palmolive-inicia-vendas-por-voz-no-brasil/
Deixe um comentário