E se a Inteligência Artificial (IA) pudesse ajudar os clientes a se sentirem melhor?
A mídia paga se tornou a maneira padrão de alcançar um público mais amplo, mas à medida que as regras de privacidade mudam e afetam o ROAS (Return On Ad Spend) em vários setores, especialmente o de beleza, a necessidade de adaptação tornou-se primordial. Com uma estratégia omnichannel, os profissionais de marketing devem direcionar seus gastos com anúncios para que os compradores passem pelo funil de aquisição e compra da maneira mais eficiente possível.
Enquanto muitos varejistas online fornecem apenas uma experiência genérica para todo o seu grupo de compradores, os profissionais de marketing com visão de futuro criam sites personalizados para cada cliente em canais online e offline. Sites personalizados estão melhorando os resultados de vendas, a satisfação e a retenção do cliente.
Além das compras on-line, muitos consumidores agora querem mais de suas compras na loja e esperam uma experiência perfeita entre os dois. Como apenas um exemplo de tecnologia alimentada por IA, uma empresa física pode instituir um código QR na prateleira. Quando o cliente o digitaliza, ele pode ver a marca e o tom exatos em que está interessado e quais produtos são recomendados. A tecnologia certa pode fornecer ao cliente uma maneira rápida e fácil de “experimentar” vários produtos e depois comprá-los na loja ou pelo smartphone.
O uso da nova tecnologia alimentada por IA pode transformar a experiência de compra on-line de uma experiência on-line bidimensional em uma experiência exclusivamente personalizada que inclui interação física e digital.
Entenda como a experiência do comprador está mudando
A pandemia virou a vida de muitos consumidores de cabeça para baixo, mudando o volume de compras. Esse novo comportamento do cliente não se limitou apenas aos primeiros bloqueios pandêmicos, mas também é evidente hoje. Um relatório de 2022 do Adobe Digital Economy Index descobriu que os consumidores dos EUA gastaram US$ 1,7 trilhão online nos 24 meses entre março de 2020 e fevereiro de 2022, um aumento de US$ 609 bilhões em relação a 2018 e 2019 combinados. O relatório espera que os gastos online continuem a aumentar em 2022 e além.
Agora, mais do que nunca, é essencial combinar o aumento da presença on-line do cliente com a experiência do cliente na loja da maneira mais perfeita possível, especialmente no setor de beleza. A experiência na loja sempre foi parte integrante das vendas de produtos, pois oferece uma oportunidade para os compradores, por exemplo, experimentarem diferentes tons para encontrar o batom, sombra, base, blush ou outros produtos certos. Com a tecnologia de IA e Realidade Aumentada (RA), marcas e lojas podem mostrar aos clientes exatamente como os produtos ficariam neles com uma selfie e um deslize através de testes virtuais de produtos.
Esses testes virtuais – e o serviço personalizado e as recomendações que eles podem oferecer por meio da IA - permitem que um comprador experimente vários produtos on-line ou na loja. Além disso, essa tecnologia permitirá que os clientes vejam se os produtos estão em estoque quando integrados ao sistema de estoque de uma loja. Eles podem então optar por fazer sua compra online ou ir à loja para a compra final.
Como aproveitar a tecnologia de IA
Embora seja excelente que as tecnologias de IA e RA estejam prontamente disponíveis em beleza, o verdadeiro desafio é que marcas e varejistas de beleza entendam como aproveitar essas soluções para resolver os problemas dos clientes e entregar a jornada desejada.
No entanto, as empresas físicas não estão mortas, e isso é visto nas interações mais experienciais na loja que complementam cada vez mais a experiência on-line mais transacional. Por exemplo, um estudo da Juniper Research espera que os gastos globais de varejo em IA sejam de US$ 7,3 bilhões em 2022, acima dos apenas US$ 2 bilhões em 2018.
A combinação de compras on-line e na loja fornece aos varejistas dados tremendos que podem melhorar a experiência do cliente e aumentar o valor da vida útil dos clientes quando usados corretamente com IA. Por exemplo, depois de implementar a IA, o Walmart viu os ganhos trimestrais saltarem 2,8% no segundo trimestre de 2020, de acordo com um relatório da Chain Store Age.
Comprar produtos de beleza é uma experiência muito pessoal. As pessoas usam esses produtos para se expressar para o mundo. A implementação da tecnologia na jornada do cliente transforma o conhecimento de um indivíduo dominado por hábitos padrão para um outro aberto a experimentar coisas novas.
Crie uma experiência de comércio perfeita em todos os canais
Usando a IA, uma experiência online pode fornecer aos clientes produtos personalizados e uma experiência personalizada que atende aos seus desejos e necessidades. A IA pode oferecer aos clientes uma experiência de compra on-line conveniente ou o conhecimento e a confiança para fazer a viagem até a loja física sabendo o que eles querem. Uma experiência online agradável resulta em uma jornada do cliente perfeita. Ele também fornece ao associado de varejo as informações necessárias para fornecer uma experiência de compra personalizada que garante que ele faça a venda e construa um relacionamento duradouro com o cliente.
O uso da tecnologia de IA que começou a moldar a experiência de compra hoje não significa necessariamente a queda da tradicional experiência de compra física. Pelo contrário, capacita tanto o canal físico quanto o online para agradar o consumidor.
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