Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra
Os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza. Atrás do Japão e dos Estados Unidos, o país é o terceiro maior consumidor dos setores no Google, o que resulta no aumento de 7% a 14% ao ano nas buscas dentro da plataforma. Os dados são de pesquisas realizadas pelo Google e Offerwise.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase 7 em cada 10 brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentirem bem, independentemente da opinião dos outros. Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza e 7% de moda levam em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil.
Os estudos indicam que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras de produtos de moda (68%) e beleza (83%) ao longo dos próximos 12 meses.
Cuidados capilares
Os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados e ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses, ultrapassando o consumo de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que pesquisa e acessa mais canais, buscando ainda inspiração em influenciadores digitais. A pesquisa indica que 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado.Quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras, sendo também as que mais crescem em interesse.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
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