As últimas descobertas do IWSR mostram que, embora o gasto declarado com álcool esteja caindo em muitos mercados, a confiança do consumidor sobre as finanças e o futuro está tendendo mais positiva do que em 2022. Isso é especialmente verdadeiro na Europa, onde os consumidores mostram sinais de melhora no sentimento após baixas no final de 2022 .
“Para atenuar o impacto da crise do custo de vida, os consumidores de bebidas alcoólicas estão se tornando mais seletivos em como e quando gastam com álcool”, comenta Richard Halstead, COO Consumer Insights, IWSR Drinks Market Analysis. “Depois da pandemia, continua a preferir-se beber em casa, mas há uma forte motivação para sair, só que com menos frequência e mais atenção no consumo e gasto de álcool”, acrescenta.
Principais descobertas da segunda onda do rastreamento de sensibilidade de preços do barômetro do consumidor da IWSR (com base em pesquisas de consumidores realizadas em fevereiro de 2023) nos 17 principais mercados da Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Holanda, Polônia, África do Sul, Espanha, Taiwan, Reino Unido e Estados Unidos mostram:
A participação do álcool na carteira está diminuindo
Os consumidores estão reduzindo seus gastos com álcool à medida que aumentam seus gastos com necessidades como carne, peixe, aves e produtos de limpeza. Esta tendência é mais pronunciada no Reino Unido, onde a inflação tem subido a taxas de dois dígitos, mas também é notável na Alemanha e na Austrália. Nesses países, assim como na França e no Canadá, onde também há moderação ou pressões financeiras, a decisão de não comprar álcool se mostrou a segunda estratégia mais popular para economizar dinheiro.
Os consumidores têm expectativas de preço polarizadas, embora a premiumização persista
O comportamento do consumo premium continua em muitos mercados, mas está crescendo a uma taxa mais moderada do que anteriormente. A premiumização para certas categorias é mais forte em mercados onde prevalece um sentimento geral mais positivo, como gastos declarados com champanhe na China e gastos declarados com tequila/mezcal nos EUA e no México.
A maioria das categorias de álcool – especialmente destilados – mostra um aumento no teto de preço aceitável, e muitas categorias mostram uma ampliação da faixa de preço aceitável (tanto para cima quanto para baixo). Os tetos de preço aumentaram para a maioria dos uísques, bem como para categorias como gim, vodca, bebidas alcoólicas pré-misturadas e vinhos tranquilos e espumantes. Para categorias selecionadas em alguns mercados, o preço mínimo é menor do que na onda anterior (com base em pesquisas com consumidores realizadas em outubro de 2022), como para cerveja, champanhe, vinho tranquilo, vodca e uísque irlandês.
O ímpeto de consumo da categoria estagna
Com os consumidores mais atentos ao consumo de álcool, o momento da categoria permanece marginalmente em território positivo, mas perdeu terreno desde a Onda 1 do rastreamento de sensibilidade de preço da IWSR (com base em pesquisas com consumidores realizadas em outubro de 2022, quando os consumidores foram questionados sobre como o consumo mudou nos últimos seis meses):
- Os uísques permanecem mais positivos do que outras categorias, no entanto, o impulso do consumidor diminui na Austrália devido às condições econômicas e fiscais adversas.
- O impulso dos espíritos é consistente na maioria dos mercados. Fora da categoria de uísque, a tequila/mezcal é a bebida de melhor desempenho.
- Cognac mantém o ímpeto em nível global, com notável crescimento em sua taxa de consumo na China, provavelmente relacionado à reabertura do on-trade da China quando as restrições do Covid-19 chegaram ao fim.
- Bitters/aperitivos destilados estão apresentando um bom desempenho em nível global, liderados pela América do Norte e China.
Os bebedores preferem cortar como uma forma de moderação
Há um sentimento consistentemente positivo em relação à ideia de moderação, especialmente como uma estratégia de economia de dinheiro. Isso suporta a resiliência da tendência de premiumização, com muitos consumidores optando por beber de melhor qualidade com menos frequência, em vez de ter que reduzir o comércio. Contar com promoções é a principal estratégia de economia de dinheiro, permitindo que os consumidores continuem com sua marca preferida ou tipo de bebida.
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