Números da balança comercial do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos fecharam 2021 apontando corrente de comércio (soma das exportações e importações) de US$ 1,4 bilhão, aumento de 16,2% sobre 2020, que somou US$ 1,2 bilhão. O levantamento foi divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.
Exportações do setor alcançaram US$ 700 milhões em 2021, crescimento de 14,9% em relação ao ano anterior. Segundo a associação, dezembro foi decisivo para que o setor fechasse o ano com superávit de US$ 11,6 milhões na balança comercial, pelo segundo ano consecutivo, após dez anos com déficit.
“Foi uma boa surpresa no fechamento do ano: o saldo vinha deficitário, mas com o aumento das exportações a partir de agosto e com mês de dezembro decisivo, alcançamos o superávit na balança comercial do setor”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC, em nota.
Produtos para cabelos se mantêm nos últimos anos na liderança das categorias mais exportadas. Em dezembro de 2021, a exportação desses itens somou US$ 17,8 milhões. Em seguida, estão sabonetes (US$ 14,8 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 7,3 milhões).
Em 2021, o Brasil exportou produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos para 173 países. Vizinhos da América Latina são os principais parceiros comerciais, liderados pela Argentina. No caso das importações, França e China lideram a lista de 75 países que vendem produtos para o mercado brasileiro. Os itens mais importados em dezembro foram os de alto valor agregado, como os cremes para pele/protetores/bronzeadores (US$ 7,5 milhões) e fragrâncias (US$ 7,3 milhões), e também higiene oral (US$ 7,7 milhões).
De janeiro-dezembro de 2021, as importações do setor alcançaram US$ 688,4 milhões, aumento de 17,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em dezembro de 2021, exportações do setor alcançaram US$ 65,2 milhões, alta de 19,4% no ano. Já importações totalizaram US$ 50,9 milhões, alta de 14,3%.
O superávit foi de US$ 14,2 milhões, aumento de 42,3% ante dezembro de 2020. A corrente de comércio em dezembro de 2021 atingiu US$ 119,8 milhões, aumento de 25,4%.
Empresas participantes do Beautycare Brazil somaram US$ 209,39 milhões em exportações no ano de 2021, registrando, em valor absoluto, aumento de 35% em relação a 2020, que já acumulava um aumento de 26% no comparativo com 2019.
O Beautycare Brazil é um projeto setorial de fomento à internacionalização e que tem como objetivo promover, facilitar e alavancar o crescimento das exportações de produtos e serviços que envolvem toda a cadeia de valor do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, realizado pela ABIHPEC em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O projeto reúne 151 empresas que exportaram cerca de 170 produtos destinados a 128 países.
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