O ritmo de crescimento das vendas de cosméticos premium foi superior ao de produtos de massa em 46 dos 80 países auditados pela Euromonitor International no ano passado. Apesar de haver um movimento de sofisticação do consumo, no médio prazo – até 2016 – a projeção é que o segmento de massa cresça acima do premium no mundo e na América Latina, segundo estimativas da empresa de pesquisa de mercado britânica. No mercado maduro da América do Norte, os itens sofisticados vão avançar mais rápido.
“O mercado não está pronto para se deslocar para premium“, diz Claire Moulin, analista setorial da Euromonitor, sobre a América Latina. A distinção entre produtos de massa e premium se dá pelas diferenças de preço e de posicionamento e distribuição dos rótulos. As principais marcas de produtos premium na América Latina são La Roche-Posay e Lancôme (ambas da L’Oréal), Carolina Herrera (Puig), Calvin Klein (Coty) e Christian Dior (LVMH). Lideram o mercado de massa as marcas Natura, Avon, L’Oréal Paris, Nivea e Rexona (Unilever), conforme a Euromonitor.
No mundo, a venda de produtos premium vai aumentar 14,6% entre 2011 e 2016, um pouco abaixo do crescimento de 15,7% previsto para os produtos de massa, de acordo com o estudo. Na Améric Latina, espera-se que os produtos de massa liderem o crescimento com uma alta de 29,5%, contra 27,7% de produtos premium. Na América do Norte, o mercado premium vai crescer 14,3%, mais que o dobro da previsão para os produtos de massa (6,6%).
O Brasil é responsável por 58% das vendas de higiene e beleza da América Latina. O continente ultrapassou a América do Norte em 2011 e se tornou a terceira maior região em vendas de produtos de beleza no mundo, atrás de Europa e Ásia Pacífico. Os mercados que mais crescem são América Latina e Ásia.

 

Fonte: http://www.abre.org.br/

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