Não à toa, a customização, que já tinha tomado conta da moda e do varejo, chega com força ao mercado da beleza.

A demanda partiu da Geração Z e de seu desejo de autoexpressão e personalização.

‘O consumidor passa a se aceitar cada vez mais como único e se distancia de padrões comuns.

A individualidade estará ao lado da inclusão, e ambas vão impulsionar a busca por produtos personalizados’, explica Liliah Angelini, especialista da WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo.

A exclusividade é viabilizada por meio de recursos tecnológicos que permitem o desenvolvimento de cosméticos de forma inovadora.

‘A pandemia contribui com o sentimento de perda de controle.

Dessa forma, escolher e combinar seus próprios ingredientes, fragrâncias e texturas, estimula a sensação de participação.

A experiência também é uma maneira de escapismo’, analisa Liliah.

A primeira categoria a sentir os ares da personalização foi a dos produtos que disputam espaço no boxe do chuveiro. Os itens capilares estão sendo desenhados para atender às necessidades específicas.

‘Nosso leave-in exclusivo foi pedido pelos consumidores da marca e desenvolvido em cocriação: desde o tamanho do frasco até o valor ideal para comercialização’, conta Beatriz Zogaib, da Just ForYou.

Idealizado para combater o frizz, hidratar e proteger os fios contra o calor, o sol e a poluição, o produto é customizável para se adaptar a cada rotina, textura e tipo de cabelo, bastando responder a um questionário no site antes de encomendar.

Na startup de haircare Meu Q dá para escolher a cor, o aroma e e até o nome de xampu, condicionador e leave-in.

‘O algoritmo da nossa inteligência artificial possibilita termos um conhecimento profundo de cada cliente. A tecnologia direciona os ativos ideais para cada pessoa’, conta Pedro Nunes, sócio-proprietário da marca.

Os gadgets também aderiram ao movimento.

Os aparelhos podem ser programados para atuar de acordo com a cútis de quem os usa.

A inteligência artificial, de novo, é uma baita aliada.

‘O Bear, por exemplo, é o único aparelho de massagem facial no mundo que tem uma tecnologia chamada Antishock System, que vai adequando a intensidade da microcorrente para a qualidade da pele de quem o está utilizando’, diz Ana Luisa Chechetti, gerente de comunicação da Foreo, no Brasil.

E tem outra maneira de ter um produto exclusivo para chamar de seu: fazendo você mesma a sua customização.

Essa é a pegada da GE Beauty de Camila Coutinho, que sugere que você individualize seu ritual de cuidados com o cabelo a cada lavagem.

‘Tem dia que você quer mais definição, ou precisa de mais hidratação.

Em outros, prefere dar um boost de proteção e força. Ou tudo isso junto’, observa a influencer.

Gostou da brincadeira do faça você mesma? Ela também é possível quando falamos de perfumes.

Se casas de fragrâncias de nicho, como a Le Labo, permitem que se crie uma assinatura olfativa exclusiva, para o grande público já existe a opção de misturar aromas e criar um terceiro: é o ‘Mix n Match’ sugerido na linha Choice, da The Body Shop.

As notas de Choice Power podem ser combinadas às de Choice Free ou com a Choice Cool.

Mas como a customização pode ir além no mundo das fragrâncias?

A startup de perfumaria Amyi tem a resposta. ‘Nossa missão é ajudar os brasileiros a terem mais conhecimento sobre perfumaria ao observar ingredientes e rotas olfativas que agradam e que não agradam em nossa jornada de experimentação, para então, em um futuro breve, criarmos perfumes verdadeiramente personalizados’, explica a fundadora, Larissa Motta.

‘Estamos desenvolvendo um algoritmo que nos ajudará a alcançar essa customização.’

A tecnologia também chegou até aos suplementos vitamínicos.

Assim que você responde a um quiz sobre hábitos diários, a Vitamine-se sugere um mix de vitaminas.

‘A inteligência artificial oferece recomendações de nutrientes que correspondem exatamente às necessidades de cada um’, diz Keyth Washington, gerente de atendimento da marca.

É o futuro batendo à nossa penteadeira.

Fonte: https://revistahec.com.br/customizacao-e-a-nova-onda-da-industria-da-beleza/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *