As exportações espanholas de perfumes e cosméticos devem chegar a 4,5 bilhões de euros em 2021, de volta ao nível pré-pandêmico, segundo dados coletados pelo Stanpa.
Os dados levantados pela Associação Espanhola de Cosméticos, Higiene Pessoal e Perfumaria (Stanpa) , que reúne os principais fabricantes e distribuidores de perfumes e cosméticos do país, mostram um forte aumento das exportações do setor em todas as categorias durante o primeiro semestre de 2021 , com categorias como cosméticos coloridos e perfumes , que haviam sido as mais impactadas pela crise, registraram taxas de crescimento muito elevadas, + 49% e + 40%, respectivamente .
No total, as exportações do setor ultrapassaram a marca de 2,25 bilhões de euros nos primeiros seis meses de 2021, crescendo 21% em relação a 2020. A partir desta base, a Stanpa projeta que as exportações da Espanha atinjam 4,5 bilhões de euros no final do ano , um nível equivalente àquele antes da pandemia.
Exportações aumentam em todos os mercados
A tendência é positiva para todas as áreas geográficas, com aumentos particularmente fortes em alguns países fora da União Europeia, incluindo Coreia do Sul (+ 80%), Estados Unidos (+ 60%), México e Rússia (+ 54%), Chile ( + 58%) e Marrocos (+ 14%).
No que diz respeito à União Europeia, principal destino das exportações espanholas, todos os mercados estão em ascensão, incluindo destinos importantes como a França, Itália, Holanda, Polónia e Alemanha.
No Oriente Médio, as exportações para os Emirados Árabes Unidos, que está entre os dez maiores mercados de exportação espanhola de perfumes e cosméticos, aumentaram + 39% no primeiro semestre de 2021, impulsionadas pelo forte crescimento da categoria de perfumes.
Relativamente à China, após um crescimento significativo no ano anterior (+ 41%), as exportações de Espanha mantiveram-se estáveis durante o primeiro semestre de 2021, em 170 milhões de euros.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/spain-exports-of-cosmetics-and,19223
Deixe um comentário