NotCo foi uma das marcas que protagonizou o desenvolvimento do mercado em 2023, crescendo 75% com ações estratégicas e conscientizadoras

Um levantamento divulgado pela Scanntech revelou que o consumo de produtos plant-based cresceu 50% na região do estado de São Paulo entre janeiro e setembro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. Uma das protagonistas desse aquecimento do setor foi a NotCo, foodtech global e principal referência de alimentos à base de plantas, que superou o próprio percentual do mercado, atingindo a marca de 75% de aumento nas vendas no estado de São Paulo.

De acordo com Maurício Alonso, General Manager da empresa no Brasil, o crescimento se deve principalmente às novas tendências nos hábitos do público. “Hoje, os brasileiros buscam uma alimentação que associa três pilares: saudabilidade, sustentabilidade e sabor. Portanto, é uma escolha de consumo consciente, demanda que os produtos vegetais conseguem suprir completamente”, avalia.

O especialista também ressalta que o avanço expressivo desse mercado pode ser atribuído à crescente disposição de experimentação das opções à base de plantas. Segundo a pesquisa “O interesse por produtos à base de plantas no Brasil”, conduzida pela organização de defesa animal Mercy For Animals (MFA), 81% dos consumidores nacionais experimentaram alimentos plant-based nos últimos seis meses. Entre os motivos que influenciam a primeira compra, estão justamente a curiosidade por novidades, a busca por refeições mais saudáveis e a influência de amigos.

Liderança de mercado

Se o cenário se mostra promissor para o mercado de produtos à base de plantas, a NotCo emerge como uma das empresas protagonistas desse movimento de expansão. Desenvolvendo seus produtos por meio de inteligência artificial, chamada de Giuseppe, capaz de criar texturas e sabores por meio de combinações indicadas pela tecnologia, a empresa adota um processo de produção que consome menos água, emite menos gás carbônico e requer menor consumo de energia se comparado aos alimentos de origem animal. 

Junto da produção menos impactante ao meio ambiente, a NotCo promove e apoia práticas de conscientização ambiental. Entre as iniciativas, estão a parceria com a empresa de reciclagem “EuReciclo”, garantindo a reciclabilidade de cada embalagem vendida pela marca, e o patrocínio ao projeto Mil Pelo Planeta, contribuindo para o plantio de 25 mil mudas ao longo de 2023. Outro destaque é o selo BCorp da startup, certificado que mede o impacto sustentável no meio corporativo, desde a estrutura de escritórios até as soluções lançadas.

Desde o início, a NotCo tem mantido o foco em construir uma cadeia de produção genuinamente sustentável, sempre alinhada ao sabor. Ao apresentar esses valores de maneira transparente, o consumidor passa a compreender o papel desempenhado pela NotCo e passa a admirar esses princípios por meio do consumo”, destaca o General Manager da NotCo no Brasil.

Métodos para crescimento

A NotCo também se destaca pela introdução de novas categorias de produtos, como a inclusão da linha de bebidas proteicas e o creme de leite, junto com a expansão da distribuição dos demais SKUs do portfólio. Além disso, a foodtech aposta nas principais redes de farmácia do país como pontos de venda e na ampliação das degustações, com o objetivo de incentivar a experimentação e superar possíveis preconceitos sensoriais.

Compreendemos a importância da comunicação, por isso investimos em campanhas com mensagens claras e diretas sobre os diferenciais dos produtos. É uma forma de mostrar que, mais do que crescer, queremos reforçar os nossos valores, alinhando um propósito sólido aos movimentos do mercado”, conclui Alonso.

Fonte: https://foodinnovation.com.br/estudo-aponta-disparo-na-procura-por-alimentos-a-base-de-plantas-em-sp/

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