O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos faturou US$ 588,3 milhões com vendas ao exterior apresentando um crescimento das exportações de 13,7% de janeiro a setembro 2022, em relação ao mesmo período do ano passado. A tendência de alta também refletiu nas importações, que alcançaram o crescimento de 3,5% no acumulado de janeiro a setembro, movimentando US$ 531.6 milhões.
“Nosso setor ainda sente os efeitos da alta dos fretes internacionais e a necessidade de políticas voltadas ao comércio exterior, de modo a reduzir entraves internos que dificultam as operações de exportação e importação. Apesar das adversidades do contexto atual, a indústria de HPPC mostra a sua resiliência e tem conseguido alcançar números importantes nas exportações ao longo do ano”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).
Nos últimos dois meses, as exportações tiveram movimentos diferentes. Em agosto elas cresceram em 29,9% sobre o mesmo mês de 2021 para US$ 78,9 milhões. Já no mês de setembro, houve ligeira diminuição em relação a igual mês do ano passado, de 1,9%, com US$ 64 milhões.
Dentre os itens mais exportados em setembro estão produtos para cabelos (US$ 14.4 milhões), sabonetes (US$ 10.5 milhões) e produtos de higiene oral (US$ 8.6 milhões). Dentre os importados estão cremes para Pele/Protetores/Bronzeadores (US$ 17.0 milhões) fragrâncias (US$ 12.8 milhões) e também produtos de higiene oral (US$ 7.9 milhões).
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