Os perfumes de nicho ganham espaço no Brasil ao trazer para o mercado fragrâncias com ingredientes raros, fórmulas exclusivas e frascos luxuosos
Se na alta-costura os ateliês investem incontáveis horas moldando cada botão ou aplicando nanocristais um a um para concretizar as visões dos diretores criativos, na perfumaria de nicho, uma espécie de haute couture das fragrâncias, a atenção aos mínimos detalhes ganha novos cenários: os campos de plantação e os laboratórios, onde são cultivados e manipulados ingredientes raros e refinados.
“O que tem de mais valioso em um perfume é a essência dele e a forma como ela é feita. Nos de nicho, são óleos essenciais extremamente bem trabalhados e com uma concentração altíssima no produto final, deixando a consistência de alguns até oleosa na hora do uso, fazendo com que o aroma dure muito mais tempo no corpo”, garante Evelyse Britto, diretora da distribuidora de perfumes e cosméticos Prestige e responsável pela loja Neeche, que reúne apenas rótulos de perfumes de nicho, como a britânica Roja Parfums e a italiana Tiziana Terenzi.
“É o crème de la crème da perfumaria, por isso que eu chamo de haute parfumerie. Os frascos são verdadeiras obras de arte, alguns são banhados a ouro, outros são feitos de murano, desenhados à mão.” Mesmo representando ainda uma parcela pequena no mercado de beleza mundial, o nariz Antoine Maisondieu garante que a perfumaria de nicho trouxe frescor à perfumaria dita comercial ao influenciá-la.
“A moda dos amadeirados, por exemplo, vem da perfumaria de nicho e do que, para mim, é o primeiro perfume de nicho, Feminité du Bois, de Shiseido”, explica Antoine, perfumista sênior da Givaudan, fabricante de fragrâncias suíça. Ele lembra também que a essência da categoria é inovar, tanto em termos de odor quanto na construção olfativa.
Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/haute-couture-das-fragrancias-o-que-sao-os-perfumes-de-nicho/
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