Há cerca de 168 milhões de animais domésticos, popularmente conhecidos como “pets”, no Brasil – um número que ultrapassa a soma das torcidas do São Paulo, Corinthians, Flamengo e Palmeiras, que atualmente equivale a 100 milhões de pessoas. Dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Animais de Estimação) indicam que há mais lares com pet do que com crianças. Sendo assim, cabem quase 2 pets em cada um dos 90 milhões de domicílios no país e por este motivo, os varejistas precisam estar atentos para proporcionar o melhor serviço o possível para os “pais e mães” de pets.
Segundo Mariana Mosconi Hussein, Gerente de Trade Marketing, Digital e Gestão da BRF Pet, os tutores estão cada vez mais atentos aos ingredientes que compõem as rações dos seus animais. Essa preocupação com a saúde e alimentação tem feito a categoria de pet food seguir em uma crescente, algo que se reflete no aumento de 18,3% entre 2021 e 2022 e no faturamento de R$ 41,96 bilhões no ano passado (sendo o pet food responsável por 80% desse valor) de acordo com a Abinpet.
“Certamente o segmento de pet food é uma grande oportunidade para a expansão de negócios e rentabilidade na categoria de varejo alimentar. Afinal, os alimentos pet estão cada vez mais presentes em todos os tipos de canais de distribuição e pontos de venda”, comenta Mariana.
Para aproveitar o crescimento dessa demanda, o varejo alimentar deve estar atento às preferências do consumidor, adequando seus produtos ao público e ao canal de venda. Mariana afirma que os tutores estão examinando cada vez mais os produtos, rótulos e listas de ingredientes, e por este motivo é necessário oferecer alimentos balanceados que geram confiança e segurança com o máximo de qualidade nutricional.
“É importante também comunicar os benefícios desses alimentos no PDV das lojas. Aumentar a visibilidade da categoria pet e a orientação aos compradores é uma forma de aproveitar essa alta demanda. Outra dica pode ser apostar em datas especiais como por exemplo o Dia Mundial dos Animais, para trabalhar campanhas específicas voltadas para os pets”, sugere a Gerente.
Mariana ainda comenta que apesar do potencial, alguns varejistas ainda reservam um espaço reduzido e com baixa circulação para essa categoria em suas lojas. Por este motivo, é necessário dar mais relevância ao segmento, com bons materiais de PDV, que auxiliem os tutores no momento da compra. “Trabalhando bem a visibilidade da categoria, o supermercado pode conseguir incluir cada vez mais itens pet na cesta do comprador e aumentar expressivamente o ticket médio”.
Para a Gerente esse aumento na visibilidade também pode fazer o tutor acrescentar outros itens em suas cestas que não está acostumado como snacks ou sachês. “Esses produtos inclusive podem estar presentes também no momento do check out”.
A BRF Pet possui 3 marcas voltadas para o varejo alimentar: Balance, Faro e Bônos. O portfólio mais enxuto é focado em produtos mais procurados com objetivo de facilitar as compras do tutor. “Um exemplo é a reposição mensal de alimento seco, mas também temos snacks e alimentos úmidos, que são uma forma de variar a alimentação de cães e gatos”.
A linha Balance tem como bandeira “Por pets mais saudáveis” e acaba de entrar na categoria de úmidos com lançamento dos novos sachês para cães e gatos sem corantes ou aromatizantes artificiais, além de ser a única marca do canal alimentar com a inclusão de probiótico MOS em sua composição, responsável por auxiliar na saúde intestinal dos pets, segundo Mariana.
“A nossa expectativa com o lançamento é conquistar a terceira colocação dentro da categoria de úmidos em mercados, supermercados e atacarejos, já este ano”, afirma.
Tal aposta segue as tendências observadas pelo Euromonitor que indica que a categoria de úmidos para gatos vai dobrar em valor até 2026, enquanto a de cães vai crescer 46%.
A pandemia
O aumento de animais de estimação também foi impulsionado pela pandemia, dados da pesquisa realizada pelo Radar Pet de 2021 revelam um aumento de 30% no número de pets nos lares brasileiros. Outro levantamento, dessa vez feito pela UIPA (União Internacional Protetora dos Animais), também observou tal crescimento com um registro de aumento de 400% na procura pelos amigos de 4 patas.
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