Estudo do Instituto Internacional do Alumínio traçou um comparativo entre a cadeia de valor de reciclagem dos materiais a partir de informações do Brasil, Estados Unidos, Europa, China e Japão

Um estudo feito pelo Instituto Internacional do Alumínio, com apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), mostrou que latinhas de alumínio apresentam um índice de reciclagem quase duas vezes maior do que vidro e plástico.

O estudo traçou um comparativo entre a cadeia de valor de reciclagem do alumínio, do vidro e do plástico (polietileno tereftalato – PET) a partir de informações de cinco mercados-chave: Brasil, Estados Unidos, Europa, China e Japão.

A pesquisa mostrou que nenhuma embalagem alcançou o potencial máximo de economia circular, todavia as latas de alumínio apresentam um melhor índice de reciclagem de 71%, enquanto que as PET tem um índice de 40% e o vidro de 34%.

Já no comparativo individual entre mercados, o Brasil apresenta a segunda maior taxa de reciclagem, com 91,4%, para alumínio, 38,9% para vidro e 31,5% para PET. O Japão possui as melhores taxas, com 93,5% para o alumínio. Os dados de reciclagem do vidro e PET do país asiático não constam no estudo. Vale destacar que as taxas de Brasil e Japão excluem perdas durante a retirada de verniz e refusão.

“O levantamento corrobora a posição protagonista da indústria brasileira do alumínio na cadeia de valor da reciclagem de latas para bebidas, consequência, principalmente, dos investimentos empreendidos no estabelecimento de centros de coletas, distribuídos em todas as regiões do país”, diz a presidente-executiva da Abal, Janaina Donas.

Além de avaliar o ciclo de vida das embalagens, o levantamento considera ainda a importância do material para a economia circular, levando em conta a eficiência do processo de reciclagem de cada material. Neste quesito, as perdas do metal em parâmetros como classificação, reprocessamento e refusão são de 10%, enquanto vidro e PET registram 33% e 34%, respectivamente.

O estudo destaca que as latas têm menor participação por peso no mercado de embalagens, o percentual de reciclagem das latas de alumínio é três vezes maior. As embalagens PET são utilizadas para 65% das bebidas, seguidas pelas latas de alumínio com 18% e vidro com 17%, em média.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/03/23/lata-de-aluminio-tem-indice-de-reciclagem-de-71percent-enquanto-garrafa-pet-e-vidro-tem-ate-40percent.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *