Cerca de 42 milhões de brasileiras tratam unhas fracas e quebradiças. Além das tradicionais bases fortalecedoras, uma nova geração de esmaltes chega ao mercado brasileiro, prometendo cuidar das unhas ao mesmo tempo em que as colorem.


A Lakesia foi uma das pioneiras no segmento, lançando em meados de 2021 a coleção Duo. “Desde 2020, desenhamos o plano de expansão da marca como especialista em mãos e pés. Estudamos nossa comunidade e as necessidades desse universo e vimos que o nosso Sérum Fortalecedor de Unhas já era um sucesso, mas que a consumidora queria algo além disso”, afirma Joana Villas Bôas, gerente de produto Lakesia da Genomma Lab no Brasil.

“Duas em cinco brasileiras têm unha fraca e quebradiça”, cita Villas Bôas. “Muitas vezes, elas sentem receio de pintá-las e enfraquecê-las ainda mais. Por isso, um esmalte que unisse a tecnologia do nosso Sérum Fortalecedor seria ideal. Com esse conceito em mãos, testamos com as consumidoras e o resultado da pesquisa foi impressionante. Aí decidimos ir com tudo nesse projeto”.

Fórmula criada do zero
Ela explica que os produtos Duo contam com óleos essenciais e vitaminas nanoencápsuladas, que penetram até na última camada da unha, tratando e cuidando desde a matriz ungueal, para que a unha já nasça forte e resistente. Hipoalergênica, vegana e livre de parabenos, a linha demorou dois anos para chegar ao mercado. “Fizemos uma parceria com uma empresa especialista no desenvolvimento de esmaltes premium e eles criaram a fórmula do zero”, diz a gerente de produto.

A Blant, outra empresa que investiu nesse nicho, também levou cerca de dois anos para desenvolver e lançar, no segundo semestre de 2022, a coleção Coretrat. “Acreditamos que para a unha estar bonita ela deve, primeiramente, ser bem cuidada e estar saudável. Assim, decidimos elevar o nível dos esmaltes atualmente no mercado, criando um produto que aliaria tratamento e beleza em um único uso”, afirma a CEO e diretora de marketing Tânia Cardoso.

Segundo a executiva, a fórmula traz extrato de semente de aipo em micropartículas, que aumentam a espessura e a lisura das unhas. “O ativo também estimula a produção de queratina e ceramidas, que atuam na barreira de proteção das unhas, reduzindo a taxa de desidratação e tornando-as mais fortes e saudáveis. E, ao contrário dos fortalecedores comuns, o produto ainda oferece cor, sendo um excelente aliado para quem deseja cuidar da saúde e não deixar de lado a estética do esmalte”.

Benefícios de esmalte mantidos
Cardoso diz que era importante manter benefícios presentes nos esmaltes, proporcionando brilho com efeito gel, secagem ultrarrápida e longa duração. Os produtos são ainda veganos e livres de ingredientes alergênicos. “Hoje o consumidor se preocupa mais em garantir uma rotina de autocuidado priorizando a saúde. Mas percebemos que o ato de cuidar e pintar as unhas também envolve a construção e elevação da autoestima. Por isso, apresentamos uma solução que não faça o consumidor escolher entre tratar ou colorir”.

Os produtos das duas marcas entraram no mercado depois da chegada Covid-19, o que impulsionou a procura por eles, segundo as entrevistadas. “O desenvolvimento de Lakesia Duo não foi pensando nisso. Mas, de fato, a pandemia aumentou bastante o interesse por autocuidado e até mesmo o número de pessoas que passaram a fazer as próprias unhas em casa”, afirma Villas Bôas.

A CEO da Blant aponta outro fator: a necessidade da higienização constante das mãos provocou ressecamento e enfraquecimento das unhas, fazendo crescer a busca por produtos que as deixassem mais fortes e bonitas. “Essa foi a motivação para a criação de um produto que aliaria a necessidade de tratá-las e as colorir com a volta da rotina”.

Ambas as coleções devem ser ampliadas. Lakesia Duo, que estreou com quatro, hoje tem oito cores. “Estamos muito confiantes de que esse produto terá cada vez mais sucesso e com isso vamos trazer novidades para a consumidora”, diz a gerente de produto da marca. Já Coretrat, que surgiu com cinco tonalidades, já tem outras em fase de desenvolvimento. “A linha não seguirá por tendências, mas com lançamento de cores clássicas”, finaliza Cardoso.
 

Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/marcas-investem-em-esmaltes-que-tratam-e-colorem,4598

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