País segue na vice-liderança global e China avança no ranking Por Estela Mendonça O mercado global de produtos de men care atingiu US$ 47,02 bilhões em 2020, segundo a Euromonitor International. Enquanto os Estados Unidos – que lideram o ranking de consumo – apresentaram um crescimento modesto de 4,9% nos últimos cinco anos, com vendas que totalizaram US$ 9,19 bilhões no ano passado, o Brasil, que detém a segunda posição com US$ 4,71 bilhões em 2020, cresceu 24,9% no mesmo período, um desempenho inferior apenas ao da China, que registrou 31% de aumento nas vendas desses produtos, chegando a US$ 2,25 bilhões em 2020. Por outro lado, dois países da Europa que também figuram entre os cinco maiores mercados, a Alemanha e o Reino Unido, tiveram retração entre 2015 e 2020 de 4,4% e 1,9%, respectivamente. De acordo com a previsão da Euromonitor, o mercado brasileiro continuará em elevação (9,3%) nos próximos cinco anos para atingir US$ 5,15 bilhões em 2025. No top 5 global, somente para a China é previsto um crescimento maior nas vendas (22,6%). A Euromonitor também divulgou recentemente uma pesquisa global que mostra que os três principais claims para os produtos de higiene pessoal e cosméticos para homens foram ‘pele sensível’, ‘natural’ e ‘sem parabenos’, ressaltando que o desejo por claims ligados à ética e à sustentabilidade só crescerá. Na pesquisa da Kantar Consumer Insights 2020, os homens contribuíram para impulsionar as categorias de higiene e beleza no Brasil e 72% preferem produtos que são elaborados especificamente para eles. Várias empresas de pesquisas confirmam que, além de os homens estarem comprando mais itens de beleza e higiene, aos poucos, estão desfazendo vários estigmas e discutindo com outros homens os benefícios, a eficácia e os ingredientes dos produtos. Nova masculinidade Esse cenário aponta para uma nova definição de masculinidade que prioriza o bem-estar físico, mental e emocional, transformando aos poucos o que havia constatado a pesquisa Google Consumer Survey, de abril de 2018, em que mais de 50% da população masculina preferia caçoar ou nem comentar quando os amigos mudam de aparência. O estudo apontou que 49% dos homens só discutiam cuidados pessoais e trocavam dicas de produtos quando eram questionados. ‘A definição de masculinidade continua se afastando das percepções tradicionais, levando a mudanças nas preferências dos consumidores. Os homens de hoje querem se sentir bem e cuidar melhor de si mesmos. Eles consideram todos os aspectos da saúde e do bem-estar, à medida que se tornam mais esclarecidos sobre os produtos que estão comprando’, analisa Fernanda Pigatto, diretora global de marketing da Beautystreams, acrescentando que, com os homens se tornando mais conscientes da própria imagem, a categoria masculina de cuidados está quebrando todos os estereótipos.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/men-care-vendas-em-2020-superam-os-r-243-bilhoes-no-brasil/

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