Até 2026, o mercado deverá registrar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 7,4%, atingindo 11,7 bilhões de dólares, segundo um novo relatório da GlobalData, empresa de dados e análises.
Anteriormente, o gasto per capita (PCE) em maquiagem na China havia subido de 1,2 dólar em 2016 para 2,8 dólares em 2021, superando a média regional de 2,4 dólares. Mesmo assim, ficou abaixo da média global de 3,9 dólares.
Especificamente, a categoria de maquiagem para os olhos registrará a taxa de crescimento anual mais rápida na China de 2021 a 2026, seguida pela maquiagem para os lábios.
“Os bloqueios da Covid-19 em Xangai e Pequim prejudicaram a demanda por cosméticos coloridos na China no primeiro semestre de 2022”, diz Bobby Verghese, analista de consumo da GlobalData. “[…] Com o aumento das infecções por Ômicron, os consumidores passaram a ficar mais tempo em casa e usar máscaras de proteção em áreas externas, o que reduziu a demanda por cosméticos coloridos. No entanto, os consumidores passaram a fazer uso de produtos de maquiagem para os olhos, como delineadores e sombras, pois seus olhos permaneceram expostos acima da máscara”.
Em 2021, os e-varejistas foram o principal canal de distribuição no mercado chinês de maquiagem, seguido por lojas de departamentos e hipermercados e supermercados.
Maybelline e L’Oréal Paris foram reconhecidas como as marcas líderes em 2021 no mercado chinês de maquiagem, enquanto L’Oréal, Carslan e The Estee Lauder Companies foram as três principais empresas em termos de valor.
“À medida que os controles da pandemia forem eliminados, a reativação do trabalho e da educação presencial, as confraternizações e comemorações vão impulsionar o uso da maquiagem. Com a aceleração da afluência dos consumidores e das compras por impulso em lojas de beleza, estima-se que o PCE chinês em maquiagem aumente para 4,1 dólares até 2026”, conclui Verghese.
“Os lançamentos de novos produtos com fórmulas naturais e seguras, a funcionalidade aprimorada e a embalagem sustentável atrairão os consumidores. Além disso, a adoção de aplicativos de maquiagem virtual e portais de comércio eletrônico aumentará nos anos pós-pandemia. Por outro lado, fortalecidas com a tendência nacionalista ‘guachao’ ou ‘China Chic’, as marcas de beleza chinesas ganharão vantagem sobre as multinacionais até 2026”.
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