Comodidade de ser atendido em casa ou no trabalho faz aumentar a procura pelos serviços delivery
Se tem um setor que vem enfrentando a crise econômica mundial com elegância e maestria é o setor da beleza e da autoestima. As estatísticas de mercado mostram que o segmento se manteve em crescimento mesmo durante o auge do isolamento social, no início de 2020. E foi além: ganhou musculatura e percebeu um novo perfil de clientes surgir, aquele que busca maior praticidade e comodidade para manter a aparência em dia sem perder muito tempo.
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), no primeiro trimestre deste ano o setor cresceu 6,5% em comparação com o mesmo período de 2021. Além disso, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que 66% das pessoas consideram que gastos com beleza são uma necessidade e não luxo.
Independentemente das estatísticas, parte dos profissionais da área já começou a perceber um novo comportamento do consumidor: pessoas que buscam maior liberdade e flexibilidade e não querem perder tempo e, por isso, acabam procurando serviços em que possam cuidar da autoestima e da aparência sem sair de casa ou do escritório.
Fabio Karvat Saporiti, diretor de Marketing e Comunicação da BNYOU – plataforma curitibana que oferece serviços delivery de beleza para homens e mulheres – explica que o número de pessoas que busca os serviços de beleza delivery vem crescendo significativamente nos últimos anos. Mas há perfis que se destacam e, segundo ele, é notório a necessidade de “ganhar tempo” na hora de investir na aparência.
Mulheres na faixa dos 40 anos, que buscam conciliar a carreira e os cuidados com a família, formam o maior público da plataforma atualmente. “É aquela mulher que não abre mão da vaidade, quer fazer seus tratamentos estéticos e de autocuidado, mas que, por conta da agitação do seu dia a dia, tem dificuldade de encontrar uma agenda de salão de beleza que se encaixe na sua rotina”, observa.
PRATICIDADE
A produtora de conteúdo Luiza de Figueiredo, 30 anos, é cliente do BNYOU desde quando a plataforma iniciou as atividades, há quase três anos. “Eu gosto de praticidade. Como eventualmente eu trabalho home office, posso trabalhar e ser atendida ao mesmo tempo, pois gosto de otimizar o tempo”, destaca. Outra vantagem, afirma, é a qualidade do atendimento. “Eu sou bem exigente com os serviços e achei ótimos profissionais no aplicativo”, relata a profissional, que recorre a serviços de manicure, pedicure, drenagem linfática e limpeza de pele com frequência.
PÚBLICO
Saporiti fala que esse perfil é comum, graças à flexibilidade de poder fazer o procedimento sem deixar de participar de uma reunião on-line ou estar com os filhos. No entanto, ele destaca que os homens também estão descobrindo o BNYOU e trocando os serviços tradicionais de corte de cabelo, barba e manicure para serem atendidos em casa.
O diretor conta que ocorreu um crescimento considerável em novos cadastros de homens. No início da plataforma, apenas 10% do público era masculino. Hoje eles representam 22% da clientela. Saporiti salienta que os homens estão mais vaidosos e, além disso, percebem que o olhar da sociedade para esse assunto também mudou. “Hoje, o olhar sobre a aparência masculina nos ambientes de trabalho e social é muito diferente do que era antigamente. Eles estão mais vaidosos e preocupados com o seu bem-estar”, pontua.
O administrador Luis Chami, 26 anos, conheceu a plataforma há menos de um ano e hoje recorre a diversos serviços, como barba, manicure, pedicure, sobrancelha e massagem. “É muito prático e cômodo. Eu vejo quando tenho disponibilidade, acesso o app, encontro o profissional e pronto. Logo ele estará na minha casa”, pontua, ressaltando ainda a questão da segurança e conforto. “Não preciso me preocupar em me deslocar até um salão, me estressar no trânsito, ouvir aquela barulheira do salão… faço tudo com poucos cliques e no conforto da minha casa”, enfatiza.
Para os profissionais que atuam na plataforma, entre as vantagens elencadas estão a possibilidade de ampliar a carteira de clientes, a liberdade e a autonomia. Simone Valéria Nunes Machado, 37 anos, oferece os serviços de massagem, depilação e estética e relata que o grande atrativo foi a possibilidade de aumentar a visibilidade e ter acesso a novos clientes. “Eu já fazia atendimentos particulares em domicílio quando comecei a trabalhar no BNYOU. Mas, através da plataforma, tive um aumento grande na demanda. Meus ganhos praticamente triplicaram”, afirma a profissional, que é tecnóloga em Estética.
Isso, associado ao fato de o app ter um formato inovador e moderno, algo que ela já considera um grande diferencial.
Simone enfatiza que além de ter liberdade e autonomia para escolher os dias e horários de trabalho, os bairros que deseja atender, outra vantagem é a política de cancelamento da empresa. “Se o cliente cancela o atendimento fora do prazo estabelecido, nós, profissionais, recebemos pelo serviço da mesma forma”, explica. “Sinto como se tivesse uma empresa que trabalhasse por mim. Eu só preciso fazer meus atendimentos da melhor forma possível, com o intuito de fidelizar os clientes que chegam até mim”, comenta Simone.
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