De acordo com pesquisa da Euromonitor International, Brasil fica na 4ª posição no aquecimento do mercado
Se existe um segmento da economia brasileira que vinha se expandindo antes da pandemia, sofreu com a permanência das pessoas em casa, mas agora está acelerando rapidamente, é o mercado de cosméticos e cuidados pessoais. Em 2019, pesquisas da Euromonitor International indicavam um forte crescimento deste setor – que já alcançava um volume de negócios de R$ 45 bilhões no Brasil, levando o país a ocupar a 4ª colocação no ranking de nações que mais consomem estes produtos, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão.
Mais recentemente, novas pesquisas, agora da NielsenlQ/Ebit, realizadas no primeiro semestre de 2022, apontam aumento do mercado de cosméticos de 24% em relação ao ano passado no se tornando o segundo lugar em crescimento na intenção de compras de produtos do setor de beleza e autocuidado. Como um dos líderes em número de lançamentos no setor, o Brasil deve continuar ocupando as primeiras posições do ranking nos próximos anos. Até 2030 a expectativa é de uma taxa composta anual de crescimento de até 4,76% por ano, segundo a previsão da Goldstein Research.
Segundo Brian Drummond, gerente de marketing da Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar perfumaria e cosméticos premium, “o aumento do consumo neste mercado, especialmente após a pandemia, se deve à valorização da vida e aumento da preocupação com cuidados pessoais. Além disso, estes produtos se consolidam, cada vez mais, como opção de artigos presenteáveis, para si ou outras pessoas, com o objetivo de resgatar boas recordações e sensações de bem estar”, esclarece.
Outro fator que tem se tornado tendência entre aos consumidores brasileiros é a busca por cosméticos e artigos de autocuidado de nível premium, reforçando um perfil mais exigente com a qualidade. De acordo com Brian, “as marcas que querem continuar a crescer e se destacar das demais devem focar em suprir as necessidades desses clientes, entregando sempre qualidade e inovação”, completa.
Diante dessa perspectiva, o diretor da Mahogany ressalta alguns exemplos de como a empresa está atuando, para atender esta demanda. A marca tem concentrado esforços em lançamentos que aproximem a marca do público mais jovem, como a coleção Chic & Fun, com aromas frescos e suavemente adocicados, inspirada em deliciosas sobremesas clássicas como, Vanilla Cup Cake, Naked Cake, Fruity Smoothie e Crepe Suzete.
Já para o terceiro trimestre, a marca entra pela primeira vez no mercado de licenciamento, com a coleção “Emily in Paris”, inspirada no universo feminino e sofisticado da série, parceria com a Paramount e Pepper Brands. “Estes lançamentos trazem consigo a essência das cores, texturas e aromas, traduzindo a personalidade única dos consumidores mais jovens, que não abrem mão de qualidade e poder de pertencimento”, conclui Brian.
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