De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Ceresana, as receitas globais da indústria de fragrâncias devem continuar a se desenvolver a taxas dinâmicas nos próximos oito anos, já que a demanda dos consumidores tanto nos países desenvolvidos como em países emergentes aumenta.
“Estamos prevendo um faturamento global de mais de US $ 15,6 bilhões a serem gerados em 2019. Os motores de crescimento se encontram particularmente nos países emergentes da América do Sul e Ásia-Pacífico”, diz o CEO da Ceresana, Oliver Kutsch.
Como o mercado de fragrâncias está sujeito a forte concorrência devido a vários produtores oferecendo amplos portfólios que atendem tanto a aplicações padrão quanto as de nicho, os analistas da Ceresana estimam que com o desenvolvimento econômico de muitos países em desenvolvimento e emergentes, uma parte crescente da população tem agora acesso a produto melhorados com a adição de fragrâncias.
Os fatores que impulsionam o setor são destacados no relatório: classe média crescente, com mais rendimento disponível, tendências urbanizadas contínuas em países altamente industrializados e o aumento do consumo de produtos perfumados.
“Há também um forte impulso para a inovação uma vez que os concorrentes estão tentando estabelecer posições únicas através do desenvolvimento de novos produtos inovadores.” Segundo os analistas, o conhecimento aprofundado do mercado e pesquisa e desenvolvimento atualizados são o motor de inovações neste mercado e a direção geral, em termos de tendência para o setor, é provável que continue a se desenvolver no quesito de variedades exóticas.
“Os clientes que começam a conhecer estes perfumes, devido à globalização em curso estão cada vez mais em busca de tais produtos. Ao mesmo tempo, o elevado ritmo de vida das pessoas muitas também aumenta a demanda por fragrâncias harmônicas que lhes permitam desfrutar de pequenos momentos de relaxamento.”
Finalmente a Cerasena avalia que a maioria das áreas de aplicação do setor estão ansiosas para alcançar uma cultura sustentável industrial e que, juntamente com a exigência de sustentabilidade por parte dos clientes, resulta em esforços para aperfeiçoar aspectos ecológicos, econômicos e sociais.
“O objetivo é desenvolver e fabricar produtos naturais que não representem risco para os seres humanos e ao meio ambiente. Os produtos feitos a partir de recursos renováveis que podem ser processados sem substâncias perigosas, são particularmente atraentes para produtores e consumidores.”
Fonte:. CosméticosBR – 23/01/2013
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