De olho no consumo consciente, marcas de alta perfumaria e dermocosméticos investem em embalagens que poupam matéria-prima e reduzem a emissão de gases do efeito estufa.

Foi no início dos anos 1980 que a indústria brasileira de cosméticos começou a introduzir produtos em refil no mercado nacional. Mais sustentáveis e econômicas, essas embalagens conquistaram consumidores no país e agora também começam a ganhar espaço no mercado de luxo.

Lançada em 2021 pelo Grupo Boticário, a marca de alta perfumaria O.U.i já chegou ao mercado com opções em refil. “Pouquíssimas marcas de eaux de parfum trabalham com esse conceito no mundo. Embora ainda seja uma novidade na categoria, tivemos esse cuidado precoce, porque que acreditamos que essa é uma preocupação e demanda do próprio consumir, que está cada vez mais consciente, inclusive, no mercado de luxo”, afirma o gerente de comunicação Felipe Alvarenga.

Para ele, refilar faz todo sentido, já que grande parte do investimento da perfumaria está no vidro da embalagem – as da O.U.i foram criadas pelo designer francês Thierry de Maschmakoff. Os refis da marca são produzidos em alumínio. “Essa lata vem fechada com uma tampa também de alumínio e acompanha um bico aplicador. Quando o consumidor quiser fazer a refilagem, ele desrosqueia a pump, verte o bico aplicador na embalagem de vidro vazia e transfere o líquido do refil para o frasco original”, explica Alvarenga.

Para uma refilagem segura e eficaz, a O.U.i foi a primeira empresa latino-americana a adotar o sistema da tampa spout RT-Twist, criado pela francesa Techniplast e com licença da Aptar. “A tecnologia RT substitui o funil, proporcionando uma refilagem de forma precisa e limpa. O fluxo para automaticamente quando o frasco atinge um determinado nível por alta tecnologia de tração mecânica, evitando o transbordamento”, diz Mirelle Orpinelli, gerente de marketing digital para América Latina da Aptar Beauty + Home.

Outra marca de perfumaria de luxo que usa o sistema da Techniplast é a Giorgio Armani, em sua fragrância feminina My Way, lançada no Brasil no segundo semestre deste ano. De acordo com a marca, juntos, um frasco My Way de 50ml e seu refil de 150ml permitem uma economia de 32% no uso de papelão, 55% de vidro, 64% de plástico e 75% de metal, em comparação com o consumo de quatro frascos de spray de 50ml da fragrância.

Além da redução de matéria-prima, os refiz tendem a ser mais leves, o que também traz outros benefícios sustentáveis. “As embalagens em refil reduzem o peso dos EDPs em 91%, o que, consequentemente, deixa o peso das cargas transportadas menores e contribui para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa”, afirma Alvarenga. Elee revela que a O.U.i terá refis para todas as suas fragrâncias em 2022.

Dentro do segmento dermocosméticos, este tipo de embalagem também cresce. A divisão de Cosmética Ativa da L’Oréal Brasil apresentou recentemente soluções em refil para algumas de suas marcas. “Além dos géis de limpeza facial Normaderm e Effaclar, também lançamos refis de Dercos, nossa linha capilar líder em prescrições dos dermatologistas”, afirma Thais Soares, gerente de marketing da Vichy.

Os novos refis representam uma economia mínima de 86% de plástico em relação às embalagens originais dos produtos. “Como grandes marcas que puxam o crescimento do mercado dermo, com o lançamento inédito das embalagens em refil para produtos de categorias líderes de mercado, La Roche-Posay e Vichy atuam ainda mais como catalisadores de mudanças”, completa Caroline Rodriguez, gerente de marketing da La Roche-Posay.
 

Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/mercado-de-luxo-tambem-adere-a-produtos-em-refil,4169 

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