As previsões da NielsenIQ Ebit, empresa de análises e insights do mercado de e-commerce, apontam que as vendas durante a Black Friday de 2023 vão ter uma mudança no comportamento do consumidor, com o aumento na busca por alimentos e bebidas. A categoria atingiu o maior percentual de intenção em 8 anos. Além disso, também houve um crescimento da importância do “esquenta Black Friday” – dias que antecedem o período promocional. 22% dos shoppers brasileiros declararam que vão buscar alimentos e bebidas, diferença levemente superior aos 21% registrados em 2022, e o maior patamar pelo menos desde 2015. 

O levantamento ainda revelou que 91% dos shoppers consideram o preço dos produtos como o principal impulsionador de consumo. Já a importância do frete diminuiu, passando de 65% para 54%. Quanto às preferências de compra, 40% dos consumidores planejam adquirir produtos em marketplaces, seguidos por 35% em lojas especializadas, 13% em lojas de departamento e 11% em lojas de fabricantes.

Produtos mais Procurados 

As bebidas alcoólicas lideraram a intenção de compra com 65%, seguidas por bebida não alcoólica, que registrou um aumento, alcançando 29%. Além disso, categorias como mercearia, carnes (mantendo estabilidade em 19%) e congelados também apresentam crescimento. Houve, ainda, uma crescente pretensão de compra por meio de aplicativos de delivery, especialmente nas categorias de supermercado e farmácia. Os dados revelam que 27,5% dos shoppers pretendem realizar compras por aplicativos de delivery durante a Black Friday, com 40% deles planejando comprar produtos de farmácia.

Fonte: https://gironews.com/varejo-digital/mudanca-de-comportamento-73342/

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