Em 2023, o segmento de bebidas se destacou no varejo alimentar, com crescimento de 11,3% em faturamento, liderando os avanços entre os supermercados e atacarejos. Segundo dados da Scanntech, essa tendência foi seguida por aumentos em outros setores como perfumaria, com 11,2%, produtos de limpeza, com 10,5%, mercearia, com 9,9%, e produtos perecíveis, com 9,2%. Além disso, as bebidas não alcoólicas ganharam força, subindo a sua participação de mercado de 44,2% para 45,8%. Sucos, energéticos, isotônicos e água de coco foram os destaques. Para a Scanntech, o avanço da categoria está parcialmente ligado à onda de calor que afetou o Brasil em 2023, impactando diretamente o consumo de produtos como geladinhos (+69,2%), açaí (+49,3%) e isotônicos (+46,2%).

Variação de Preços

Os preços em diversas categorias sofreram ajustes ao longo do ano. A perfumaria registrou o maior aumento, com 11,2%, seguida por produtos de limpeza (+9,7%), mercearia (+9,4%), perecíveis (+8,2%) e bebidas (+7,9%). Contrariamente, a mercearia básica teve quedas nas vendas (-1,6%) e nos preços (-1,3%). De acordo com a pesquisa, com a melhoria em indicadores como taxa de desemprego, inflação e aumento no rendimento médio, os brasileiros ajustaram seu consumo. Assim, reduziram a compra de itens de mercearia básica, enquanto aumentaram o consumo em produtos perecíveis, como carne bovina, ovos, aves, queijos e frutas, legumes e verduras.

Fonte: https://www.gironews.com/supermercado/nao-alcoolicas-em-destaque-73857/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *