Com maior portfólio de cosméticos sólidos no Brasil, a marca deve crescer 25% em 2023 e almeja eliminar 100% das garrafas e potes plásticos utilizados nos cuidados pessoais.
A B.O.B, sigla para Bars Over Bottles (barras ao invés de garrafas), chegou ao mercado há pouco mais de três anos, sendo pioneira em cosméticos sólidos e livres de plásticos no Brasil. “Ao analisarmos o mercado de clean beauty, enxergamos que ser ’waterless’ (sem água) é a única forma de praticar realmente a beleza limpa. Afinal, o que adianta você desenvolver fórmulas com ingredientes naturais e veganos, mas empacotá-los em duas ou três camadas de plástico descartável, que levará mais de 400 anos para se decompor?”, questiona a cofundadora Andreia Quercia.
Ela comenta que a indústria de cosméticos produz cerca de 120 bilhões de embalagens plásticas todos os anos e que a dependência do plástico se dá por conta da água utilizada nos produtos. “Os cosméticos líquidos convencionais são compostos de mais de 80% de água, o que reduz a eficácia dos produtos, aumenta a pegada de carbono em toda sua cadeia, além de gerar resíduos plásticos desnecessários”.
O processo de desenvolvimento dos primeiros produtos levou dois anos. “Formamos um time experiente de P&D, montamos um laboratório interno, trouxemos benchmarks de todos os países e testamos todos os tipos de ingredientes. Um dos desafios passa pela cadeia de suprimentos, já que grande parte dos ingredientes cosméticos já vem diluída em água. Precisamos entender isso e desenvolver fornecedores ‘fora da caixa’, bem como entender substitutos perfeitos para manter uma alta performance dos produtos”, diz Quercia.
Fórmulas construídas do zero
Além de encontrar insumos “secos”, a marca também se propôs a trabalhar apenas com ingredientes veganos, cruelty-free e naturais, eliminando também todos os possíveis tóxicos. “Todo esse trabalho de P&D nos deu um grande diferencial e hoje somos o maior especialista na tecnologia de cosméticos waterless no Brasil. Não transformamos cosméticos líquidos em sólidos. Não se trata apenas de remover a água, mas entender a essência do resultado que o produto precisa entregar e construir a fórmula do zero”, afirma a executiva.
Saindo do laboratório e indo para linha de fabricação, ela fala também do desafio que foi dar escalabilidade para produtos tradicionalmente feitos de forma artesanal. “Investimos em equipamentos e na nossa própria linha de fabricação e quando finalmente lançamos a B.O.B, em outubro de 2019, o mercado brasileiro não tinha nenhum player com capacidade em nível nacional de cosméticos em barra, com um portfólio completo. A Lush havia saído recentemente do país e algumas marcas mais artesanais traziam um ou outro produto em barra, mas dentro de um portfólio com cosméticos convencionais líquidos”.
De lá para cá, a marca cresceu e seu portfólio também. Hoje são mais de 20 cosméticos sólidos, incluindo diferentes tipos de xampus, condicionadores e máscaras capilares, além de produtos faciais, como barra de limpeza, e corporais, como desodorantes e sabonete íntimo. “Na prática, para qualquer cosmético na versão líquida ou cremosa, pode existir sua versão sólida. Temos planos ambiciosos de lançamento de produtos para os próximos meses. Produtos que ainda não foram vistos no mercado brasileiro”, revela Quercia.
Crescimento de 25% em 2023
A marca deve introduzir mais nove produtos no catálogo nesse ano e a previsão de crescimento da empresa é de 25% comparando com 2022, investindo para isso na diversificação de canais dentro do ambiente digital.
“Nestes três anos de trajetória, conseguimos educar o mercado sobre o impacto positivo de se substituir ’garrafas plásticas’ por barras em nossa rotina de cuidados e higiene pessoal, estabelecendo a categoria de sólidos como um segmento do mercado de beleza. Não surfamos uma tendência, somos waterless de DNA. Nosso sonho é eliminar 100% de todas as garrafas e potes plásticos usados no banheiro, do haircare ao skincare, e é uma questão de tempo de pesquisa e desenvolvimento para tornarmos isso viável”, finaliza a cofundadora.
Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/nao-surfamos-uma-tendencia-somos-waterless-de-dna,4643
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