A Nestlé afirma que a quantidade de alimentos e bebidas vendida globalmente vem caindo desde o início do ano, destacando o desafio para o setor.
“As pessoas estão consumindo menos, ou comendo menos, ou desperdiçando menos, ou comendo mais fora de casa”, disse o diretor financeiro, François-Xavier Roger, durante uma conferência em Bernstein na quinta-feira. “É difícil saber. [Mas] não acho que isso vai durar.”
As grandes empresas de bens de consumo aumentaram as receitas através de fortes aumentos de preços nos últimos trimestres, e muitas sofreram quedas nos volumes. A Nestlé não aumentou muito os preços desde o início de abril, disse Roger.
Os consumidores dos EUA têm sido resilientes, mas o fim dos subsídios e das poupanças da era covid está a começar a ter impacto no consumo, disse o CFO. Além disso, os negócios da Nestlé na China não se recuperaram tão rapidamente quanto a empresa esperava. Um porta-voz da Nestlé disse que esses comentários se referem ao primeiro semestre do ano.
Roger disse que a Nestlé está mais otimista em relação à Europa, tendo estado preocupada com o acesso desse mercado à energia no inverno passado.
A empresa suíça fabrica alimentos que vão desde KitKats a cubos de caldo Maggi e tem remodelado o seu portfólio de alimentos, pois ainda está otimista de que os consumidores vão querer comer produtos mais saudáveis. A Nestlé anunciou uma meta para aumentar as vendas dos seus produtos mais nutritivos em até 25 bilhões de francos suíços (US$ 27 bilhões) até 2030. Isso seria cerca de 50% a mais do que o nível de 2022.
Roger, 61 anos, que será substituído por Anna Manz, chefe financeira do London Stock Exchange Group, está confiante de que está deixando a Nestlé em boa forma ao dar o próximo passo “emocionante” em sua carreira, que ainda não foi divulgado.
Ele disse que a Nestlé continua a analisar negócios, mas a maioria daqueles que a empresa está avaliando não são “indispensáveis”. A fabricante de alimentos poderia fazer pequenas aquisições que impulsionariam o crescimento dos lucros, disse ele.
A Nestlé provavelmente revisitará seu programa de recompra de ações no próximo ano, disse o CFO. A empresa pode financiar o pagamento de 7 bilhões de francos em dividendos e 3 bilhões de francos em recompra de ações todos os anos, acrescentou. Um porta-voz disse que os dividendos podem ultrapassar esse valor.
Questionado sobre a participação da Nestlé na L’Oreal, Roger disse que manter a participação um pouco acima de 20% permite à incluir os lucros da fabricante francesa de cosméticos nos seus números e que ir abaixo desse limite afetaria o lucro por ação.
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