O desenvolvimento do comércio eletrônico nas categorias de cuidados pessoais no Reino Unido tem sido rápido, com negócios recentes entre grandes varejistas, como THG e Cult Beauty , e acordos de entrega, como Boots e Deliveroo, permitindo uma experiência de compra ainda mais personalizada e conveniente. Pesquisa da GlobalData mostra que a participação no mercado de cosméticos e produtos de higiene para varejistas eletrônicos no Reino Unido saltou de 10% (£ 1,2 bilhão) em 2019 para 14% (£ 1,7 bilhão) em 2020, refletindo um aumento de 42% e tornando-o o segundo maior canal de compras de produtos de beleza e higiene, depois de hipermercados e supermercados.
“ A pandemia COVID-19 agiu como um catalisador para as mudanças no cenário do varejo de cuidados pessoais no Reino Unido. Novas circunstâncias forçaram os consumidores hesitantes a começar a comprar online os produtos que comprariam anteriormente em uma loja física. Mesmo com as restrições sendo suspensas, muitos desses compradores foram convertidos pela experiência de compra omnicanal sem atrito ” , explicou Nina Nowak, pesquisadora sênior da GlobalData.
Substituindo com eficiência a experiência na loja
De acordo com a pesquisa do consumidor do primeiro trimestre de 2021 da GlobalData, 80% dos consumidores do Reino Unido afirmaram que o quão bem o produto ou serviço se alinha com suas restrições de tempo e dinheiro sempre, frequentemente ou de alguma forma influencia sua escolha de produto.
“ As ferramentas e aplicativos digitais avançados que permitem a escolha de produtos personalizados com base em uma imagem de ‘selfie’ fornecida por um consumidor estão substituindo com eficiência a experiência na loja. A crescente variedade de métodos de entrega ajuda a acomodar consumidores ocupados, economizando tempo e minimizando o contato social ” , continuou Nowak.
Na verdade, quando questionados sobre as principais vantagens de comprar itens online em comparação com visitar uma loja, os consumidores do Reino Unido listaram conveniência (64%), economia de tempo (48%), contato social mínimo (43%), variedade e opções disponíveis (36%), e preços mais baixos (32%) como principais benefícios.
O crescimento vai continuar
Embora a adoção de varejistas eletrônicos para beleza e cuidados pessoais esteja definida para diminuir, a empresa de dados e análises prevê que manterá um crescimento positivo – postando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 4,1% ao longo de 2021-2025 para atingir um valor previsto de £ 2,1 bilhões em 2025 – devido a esses benefícios percebidos.
“O e-commerce permite personalização quase ilimitada, que é um elemento especialmente importante para estratégias eficazes de vendas de cuidados pessoais. Ferramentas modernas de comércio eletrônico permitem que os varejistas acompanhem a jornada do consumidor desde as interações iniciais no site até a compra final. Isso permite que as empresas criem anúncios, recomendações e promoções de preços personalizados para solidificar ainda mais o relacionamento com o consumidor ” , acrescentou Nowak.
“ Os hábitos de compra dos consumidores podem ter mudado para sempre, com as formas tradicionais de compra tornando-se coisa do passado. Bloqueios prolongados e restrições de distanciamento social desencadearam uma mudança permanente em direção ao comércio eletrônico em várias categorias, incluindo beleza e cuidados pessoais. Essa mudança deve ser um impulso para as marcas de cuidados pessoais focarem sua estratégia no aumento de sua presença online, com negócios de marca e varejo no centro, além de proporcionar uma experiência de compra sob medida para os consumidores ”, concluiu.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/e-commerce-is-the-second-largest,19387
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