O futuro da alimentação será guiado por nove macrotendências de consumo, que têm ganhado força a partir dos novos hábitos dos consumidores. São elas: sabor, saúde, frescor, artesanato, estilo de vida ético, transparência, conveniência máxima, experiência de próximo nível e hiper pessoal. As tendências foram mapeadas a partir da nova edição da pesquisa Taste Tomorrow, que foi realizada com 17 mil consumidores, em 44 países, pela Puratos – fabricante de produtos para panificação, confeitaria e chocolate. Cada tópico identificado traz diferentes microtendências, que englobam desde as preferências de canais de compras, até a redescoberta de sabores tradicionais.
Conveniência em Novo Patamar
Segundo Vitor Campos, Diretor de Marketing da Puratos, uma das tendências que mais evoluíram foi a de conveniência. Em 2021, 82% dos brasileiros acreditavam que todas as lojas deveriam ter delivery, contra 70% em 2018. Ávidos por inovação na compra, 48% apontaram que seria interessante ter a comida entregue sem intervenção humana; 55% afirmaram que os pedidos poderiam ser completamente automatizados; e 61% disseram que a inteligência artificial poderá ajudar a fazer melhores escolhas alimentares no futuro.
Experiência Física e Digital
“A compra online mais do que dobrou”, destaca Vitor. Apesar dessa alta, as lojas físicas ainda são consideradas importantes na jornada de compra, visto que 71% dos brasileiros não gostariam que elas deixassem de existir. No entanto, há novas exigências para ambos os canais. “A loja precisa ser reinventada, ressignificada. O consumidor espera mais da loja.” No Brasil, 42% dos consumidores gostariam que as lojas fossem mais automatizadas. Já no e-commerce, 68% querem resolver todas as suas necessidades em um lugar – refletindo o conceito “one stop online shop”.
Redescoberta do Tradicional
Na tendência de sabor, tem sido observada o interesse por alimentos diferentes, mas com uma conexão a elementos já conhecidos pelo paladar. O levantamento aponta que 87% dos consumidores gostam de sabores tradicionais, 79% preferem ter elementos familiares quando provam novas comidas e 73% gostariam de experimentar novas texturas. “O brasileiro quer provar tudo, mas com um toque clássico. Estamos em um momento de redescoberta do tradicional”, avalia o diretor.
Frescor Vira Fator Essencial
Antes do consumo, a comida deve encantar a visão. Esta foi uma demanda apontada por 70% dos entrevistados. “A pandemia ajudou o consumidor a redescobrir a cozinha, mas, agora, esse hábito começa a perder um pouco de força”, observa o diretor. Porém, apesar dessa diminuição da intensidade, a rotina de cozinhar tornou o consumidor mais exigente. 71% deles acreditam que os produtos deveriam ser feitos com ingredientes locais. Para examinar o frescor e aspecto artesanal dos produtos, 53% conferem a validade, 47% observam quando o produto foi fabricado e 41% avaliam a aparência geral.
Oportunidade com Flexitarianos
Os produtos plant-based têm avançado expressivamente no mercado. O número de brasileiros que buscam por essa categoria saltou de 36% em 2018, para 70% em 2021. Para atestar a formulação sem ingredientes de origem animal, 79% querem estar informados sobre a origem e fabricação do produto. Ao todo, 89% leem as informações das embalagens. Segundo Vitor, plant-based é uma das maiores tendências em alimentação, mas não apenas direcionada a veganos e vegetarianos, por ser um público nichado. “É uma oportunidade também em flexitarianos, que incluem plant-based em sua alimentação.”
Saudabilidade X Sabor
70% dos brasileiros querem alimentos adaptados às suas necessidades próprias. Com foco em saudabilidade, 67% preferem não comprometer o sabor de seus alimentos, mas sim diminuir porções, enquanto 69% optam por produtos denominados mais saudáveis, para não reduzir o consumo. Nesta tendência, as principais preocupações na formulação dos produtos são açúcar (41%), calorias (39%) e gordura (35%). “O consumidor quer encontrar nos alimentos uma maior qualidade de vida, atrelada à saudabilidade.”
Fonte: https://www.gironews.com/informacoes-de-fornecedores/o-futuro-da-alimentacao-69653/
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