“Na perfumaria, a embalagem é o primeiro contato com o produto, então é uma forma de contar uma história para dar uma mensagem aos consumidores” – Simone Baratta.

Em uma das mais recentes #FutureMadeClear Q&A, falamos sobre o papel das embalagens para marcas de luxo e como elas podem oferecer aos consumidores novas e criativas soluções de embalagem sem perder de vista a sustentabilidade. Um imperdível para quem estiver no LUXEPACK esta semana.

 

Como será a indústria criativa e cultural de ponta em cinco anos? A sustentabilidade continuará sendo uma prioridade em um momento em que a economia enfrenta potenciais desacelerações? De cosméticos high-end a perfumes icônicos, manter-se competitivo no setor de luxo requer uma compreensão aguçada do que está por vir.

Essas perguntas devem ser top de espírito para a indústria de produtos de luxo e para aqueles que o fornecem, à medida que se reúnem para a Luxepack Monaco – o evento líder para embalagens criativas high-end. É por isso que nossa última sessão do LinkedIn Live reuniu Simone Baratta, CEO da Bormioli Luigi, Patricia Beausoleil, Head of Home & Design da Peclers Paris, e Michel Gutsatz, presidente do Le Jardin Retrouvé, para discutir as tendências que moldarão o mundo das embalagens de luxo e como as marcas de luxo podem encontrar resiliência. Adeline Farrelly, secretária-geral da FEVE, moderava a sessão ao vivo.

Perdeu a sessão ao vivo? Leia nosso resumo das principais tomadas do evento.

 

Identidade e imersão são tendências a serem observados

A natureza está prestes a se tornar uma fonte de inspiração, desde o que vai para um produto até a forma como é embalado. Sustentabilidade é a palavra nos lábios de todos, e o design ecológico está se tornando a norma – até mesmo expressa através do uso de materiais vivos. Hoje, os conhecedores estão cada vez mais comprando com uma lista de requisitos ecológicos em mente, na busca por bens de luxo que transmitam significado e valores de suas marcas preferidas. E a evolução matizada de como expressamos nossa identidade está se preparando para pegar marcas de tempestade. A fluidez de gênero está mudando a forma como a masculinidade ou feminilidade é retratada, quebrando normas sociais e abrindo novas fronteiras estéticas.

A tarefa à frente das marcas de luxo será fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade, garantindo que isso se reflita em sua identidade estética: aumentar o uso de materiais naturais, comprometer-se com conteúdo reciclado e investir em materiais e programas inovadores.

Sustentabilidade, transição digital e identidades fluidas, todos tendo seu impacto sobre bens de luxo

É por isso que podemos ver as embalagens de marca de luxo mudando de ‘vestuário’, voltando a designs menos lisos e menos polidos para destacar seu artesanato único, e dar uma sensação mais forte de exclusividade e autenticidade. Pudemos ver mais marcas abraçando a “imperfeição”, com cores irregulares e superfícies de vidro opacas vistas para adicionar singularidade, ao mesmo tempo em que sublinham credenciais sustentáveis. Espere mais vidro reciclado, garrafas leves, opções recarregáveis, imperfeições de cores, estilos naturais de embalagem e novas formas que chegam ao mercado como parte desta revolução do design ecológico. A fluidez de gênero também pode deixar sua marca em produtos de luxo, com designs de embalagens provocantes que desafiam a convenção, permitindo uma nova expressão estética criativa.

Além disso? O metaverso está batendo. A pandemia acelerou a transição digital, e a ciência é cada vez mais uma fonte de inspiração para marcas de luxo. Isso dá nova oportunidade para os consumidores mergulharem em uma nova realidade aumentada e experiências multissensoriais através de sons, cheiros e texturas. Isso pode se refletir na estética emergente das embalagens, com linhas fluidas. A expressão digital na embalagem não fica muito atrás, trazendo experiências multimodal de embalagem “figital” que desfocam as linhas entre o real e o abstrato.

“O metaverso digital é um novo território criativo para marcas de luxo explorarem novas formas e materiais, diretamente inspirados na expressão digital, estética e design 3D.” Patrícia Beausoleil

 

Encontrar soluções sustentáveis é prioridade máxima para marcas e varejistas resilientes

A embalagem sustentável será um importante eixo para um futuro neutro em carbono, enfatiza Simone Baratta. Como uma embalagem que contamos com bens essenciais e de luxo, o vidro desempenhará um papel importante na redução de emissões e na economia de recursos naturais. O vidro é um material de embalagem permanente que é infinitamente reciclável, bem como reutilizável e recarregável. Oferece às marcas de luxo a oportunidade de oferecer aos consumidores opções claras e sustentáveis nas prateleiras, enquanto eleva seus padrões de luxo esperados.

Em uma sociedade que não tolera desperdícios, os flacons de vidro estão se tornando cada vez mais populares, com mais empresas de skincare e perfumaria trocando de garrafas com pescoços amassados para garrafas com pescoços de esfera, diz o perfumista Michel Gutsatz. É aí que o vidro pode brilhar, como um material que é recarregável e reciclável, de uma indústria fazendo grandes avanços para oferecer às marcas opções de embalagens mais leves.

 

Transmita sua história da marca através do design de embalagens

A embalagem serve como primeira impressão do produto – o primeiro ponto de contato com o consumidor, capaz de transmitir a identidade e os compromissos de uma marca rapidamente.

“Uma marca de sucesso precisa de ativos de marca diferenciados que possam oferecer uma experiência multisensorial ao consumidor. Pode ser uma cor, um som, textura, as dimensões sensoriais que uma marca possui e que a torna muito distinta na mente do consumidor. Um desses ativos da marca também é a forma da garrafa.” – Michel Gutsatz

Pense nas icônicas garrafas de Coca-Cola: é fácil fazer a conexão de que a forma da embalagem de vidro é uma parte essencial da experiência multisensorial dos consumidores e uma razão para seu ponto como um símbolo cultural universal. O vidro pode ser moldado em quase qualquer forma, cor e textura imagináveis, ajudando a construir uma identidade de marca única e autêntica que reflete a excelência do produto no interior. Leia mais sobre por que o vidro constrói marcas em um recente relatório da Universidade de Parma/FEVE que aprofundou a importância do design de embalagens na diferenciação da marca.

 

Fonte:.

The future of luxury packaging – between disruption and resilience

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