Os produtos de HPC – higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – confirmam sua importância para a balança comercial brasileira. O setor registrou movimentação recorde de US$ 1,52 bilhão em exportações e importações no ano passado, cifras 9,4% superiores às de 2021. E a redação do Panorama Farmacêutico faz uma radiografia das categorias campeãs em demanda.
De acordo com indicadores da ABIHPEC, as exportações somaram a bagatela de US$ 776,5 milhões, o que corresponde a um avanço de dois dígitos (10,9%) sobre 2021. Os três principais itens negociados no mercado externo foram os produtos capilares, sabonetes e artigos de higiene oral, respectivamente com participação de 23,7%, 19,1% e 11,6% sobre as vendas totais.
É o terceiro ano consecutivo em que as exportações ultrapassaram as importações. O superávit foi de US$ 35,5 milhões, bem acima do saldo de US$ 11,6 milhões do ano anterior.
A América Latina ainda é o destino majoritário dos produtos de HPC brasileiros, respondendo por mais de 57% do contingente. O top 5 reúne Argentina, México, Colômbia, Chile e Paraguai. “Mas mercados como Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes e Holanda já aparecem em destaque na lista de parceiros comerciais, tendo o maior crescimento em valor e volume”, enfatiza João Carlos Basílio, presidente executivo da ABIHPEC.
O dirigente, entretanto, faz uma ponderação em relação ao volume de itens comercializados, que registrou queda. “Custos operacionais para a fabricação, a influência da dependência de insumos do Exterior e a inflação internacional impactaram na produção dos bens a serem exportados”, admite.
Que fabricantes mais agitam a balança comercial?
A ABIHPEC não revela os fabricantes que mais movimentam a corrente de comércio internacional, em função de políticas de compliance da entidade. Mas estimativas de consultorias como Euromonitor e Kantar indicam que 60% do fluxo de exportações e importações é originário de apenas sete grandes empresas – Natura & Co, Unilever, L’Oréal, Grupo Boticário, Colgate-Palmolive, P&G e Johnson & Johnson.
Que produtos de HPC o Brasil mais importa?
Quando o assunto são as importações de produtos de HPC, o aumento foi de 7,6% na comparação entre 2022 e 2021. O país desembolsou US$ 741 milhões especialmente com a aquisição de desodorantes e itens de higiene oral.
As encomendas solicitadas ao México geraram um custo de US$ 33,7 milhões, sendo 41% desse montante investido em higiene oral.
Já nas operações com os hermanos, o alvo principal do setor de HPC são os desodorantes, que equivalem a 59,8% do valor total. As importações da Argentina movimentaram US$ 25,4 milhões.
Fonte: https://abihpec.org.br/os-campeoes-em-exportacoes-e-importacoes-de-hpc/
Deixe um comentário