Lançada em 2018, a jovem marca de nicho Pigmentarium consolidou-se no seu mercado nacional, onde se tornou uma referência. Já considerada a marca de perfume local líder na República Tcheca, agora é exportada para 14 países. No dia 12 de outubro, o fundador e Diretor Artístico Tomas Ric apresentou a nova fragrância Oratario desenhada pelo perfumista-criador da Symrise, Théo Belmas, no Appartement Étoile, em Paris . A Premium Beauty News reuniu-se com os dois criadores para fazer um balanço desta marca única.

O nome da marca, Pigmentarium , remete ao mundo da pintura e às inscrições em latim que pontilham as fachadas dos principais edifícios de Praga, e o conceito da marca passa por captar a riqueza da cidade numa fragrância. “ Cada fragrância está relacionada a um artista ou a uma descoberta cultural. A Pigmentarium não se considera uma marca de perfumes , porque está focada na arte de viver; é uma plataforma que também liga artistas e artesãos checos para destacar os tesouros de Praga. Através das nossas colaborações, desempenhamos também um papel curatorial no que diz respeito aos jovens artistas ”, explica Tomas Ric, o fundador . “ Nosso caminho está relacionado aos encontros humanos e às afinidades artísticas. ”

Na verdade, a Pigmentarium está intensificando suas colaborações com jovens artistas internacionais: a poetisa Michaela Fenkl, a escultora Pauline Hagant ou o estilista Arturo Obegero, todos eles se tornaram embaixadores da marca.

Relações com a moda
A jovem perfumaria construiu para si um universo visual facilmente identificável e influenciado pelo mundo da moda, de onde vem o diretor artístico. Isto é transmitido pela estética das campanhas associadas às fragrâncias. A imagem é um dos pilares em que se baseia a comunicação da Pigmentarium.

“ Durante a pandemia de Covid, o trabalho que fizemos com o imaginário abriu-nos novas portas, ao gerar interesse antes mesmo de cheirar os perfumes ”, afirma Tomas Ric. A sua passagem pela moda também lhe permitiu revelar a edição limitada do perfume Azabache na Paris Fashion Week, em 2021, atingindo novos públicos. “Desde o início, fomos apoiados por grandes revistas globais como Vogue, Harper’s Bazaar e Elle… E também pela Ingredients , a principal loja de perfumes de nicho em Praga  [ 1 ] : eles acreditaram em nós desde a nossa primeira fragrância ”, ele explica.

Um crescimento controlado
Neste momento, os frascos estão disponíveis em perfumarias de nicho em Praga, juntamente com nomes de perfumes sofisticados franceses e globais. Tem sido uma grande jornada para o fundador, que diz ter investido inicialmente seu próprio dinheiro na criação da primeira obra, Ad Libitum . Colaborou com o perfumista independente tcheco Jakub F. Hiermann (cofundador que deixou a empresa recentemente), que criou a série dos primeiros seis perfumes da marca. “ No início desenvolvemos essas fragrâncias em ritmo acelerado para poder construir um portfólio. Agora seguimos um ritmo diferente com um lançamento por ano”, afirma Tomas Ric. “A empresa dobra seu faturamento a cada ano e nosso quadro de funcionários passou de três para sete funcionários. Além disso, recentemente recusei várias ofertas de investimento. Queremos controlar o nosso crescimento e manter a nossa independência e estado de espírito inicial, que é transmitido pelo nome da nossa primeira fragrância Ad Libitum ”, enfatiza.

Tornar-se global
Neste momento, a marca Pigmentarium está presente em 14 países e 40 pontos de venda , na República Checa e na Eslováquia, claro, mas também em toda a Europa. É distribuído pela rede Burmunk na capital armênia e começou a conquistar o Extremo Oriente, começando pelo Uzbequistão. Em Paris, está disponível no Nose and Elevator. Tomas Ric explica que “ Para cada lançamento de fragrância fazemos questão de organizar uma apresentação em Paris, porque esta capital é essencial para o reconhecimento internacional. Somos apoiados pela Embaixada e Centro Cultural da República Checa. ”

O Pigmentarium também possui uma mesa dedicada no Aeroporto Internacional de Praga, que proporciona visibilidade ao lado de novas marcas locais emblemáticas da arte de viver e da criatividade checa (moda, design, artes do fogo, etc.). Mas a empresa pretende se tornar global. “ Acabamos de assinar um acordo com distribuidores sediados em Dubai ”, revela Tomas. “ O estilo olfativo do Pigmentarium está em sintonia com os gostos dos países do Golfo ”, confirma Théo Belmas, perfumista-criador da Symrise .

Lançamento do Oratório
“ Esta nova fragrância marca uma transição. Faz parte de uma nova dinâmica ”, afirma Tomas Ric, que optou pela parceria com o perfumista-criador francês Théo Belmas para sua sétima fragrância, Oratório . Convidado a conhecer a cidade de Praga, Théo Belmas sugeriu imortalizar um momento poético vivido durante a visita a uma magnífica igreja barroca: a visão de uma nuvem de incenso perfurada por um raio de luz.

A fragrância ganha forma em torno de dualidades: luz e sombra, contemplação espiritual e efervescência urbana. Théo Belmas entrega um acorde original de incenso/mandarina prensada que cristaliza essas sensações conciliando contrastes. “ É uma fórmula simples, mas muito estruturada. Uma fragrância de orientação material que reformulei até que realmente transmitisse uma história: a de uma visão quase mística misturada com a energia da cidade. O incenso está concentrado a 10%, por isso expressa plenamente sua riqueza e facetas complexas em três formas de óleo: essencial, pirogênico e resinóide. O extrato de tangerina prensado à mão traz luz e alegria .” Esta estrutura é articulada com néroli egípcio, tanto meloso quanto animal, e com cedro das montanhas do Atlas e da Virgínia. As notas de fundo são opoponax e patchouli, com toques balsâmicos.

A fragrância Oratorio reflete a simbiose de duas energias criativas complementares. Marca também a aproximação estratégica entre a marca sediada em Praga e Paris.

Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/pigmentarium-puts-the-czech,22867

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