No encerramento da Semana ABIHPEC de Mercado 2023, especialistas destacaram a transformação do autocuidado em um fenômeno coletivo, com foco na saúde mental e na integração com a natureza

A Semana ABIHPEC de Mercado 2023, evento promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), entre os dias 02 e 06 de outubro, encerrou seu ciclo de palestras nesta sexta-feira com debates sobre a evolução do autocuidado. Os especialistas destacaram que a prática, antes considerada uma jornada individual de bem-estar, autodescoberta e fortalecimento da autoestima, está se transformando em um fenômeno coletivo.

De acordo com o Instituto Mintel, os consumidores estão mais sensíveis a questões de saúde mental, gerando um movimento coletivo de apoio. Neste contexto, as marcas e o varejo devem aprimorar seu modelo de abordagem focando no ‘autocuidado comunitário’. “Esse conceito ganha popularidade à medida que as pessoas reconhecem a importância de ajudar umas às outras”, apontou Amanda Caridad, representante da Mintel.

A integração com a natureza também compõe o processo de busca por bem-estar, destacou a Peclers Paris. Como parte dessa jornada, produtos com conceito holístico se destacam por promover experiências para além do produto, trazendo elementos naturais, incluindo as embalagens.

Na prática, produtos são feitos por meio de elementos da terra, como pedras vulcânicas e argilas, que podem ser usadas em embalagens, como ocorre com cerâmicas. Além da aplicação em produtos de skincare, cuidados pessoais e maquiagens que trazem elementos sensoriais como esfoliantes (areia) e fragrâncias.

Karla Brandão, Diretora de Gestão, Comunicação e Marketing da ABIHPEC, mediou a última mesa redonda da Semana ABIHPEC de Mercado 2023. Participam do painel Andreza Graner; Diretora de Marketing de Sabonetes e Dove, da Unilever e Fabio Teixeira; Diretor de Fragrâncias e Beleza da Givaudan. Entre os tópicos discutidos, o autocuidado promovido pelos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, integrado à saúde física e mental do consumidor.

Ações de conscientização de bem-estar social, voltadas principalmente para a promoção da autoestima e os cuidados com a saúde mental já fazem parte do escopo de atuação de marcas e empresas do setor. Bem como o uso de neurociência para o desenvolvimento de fragrâncias que reforcem conexões emocionais e despertem sensações positivas.

O debate concluiu que no futuro, as marcas vão, cada vez mais, exaltar a pluralidade de diferentes tipos de beleza, trazendo para perto e acolhendo todo tipo de público e necessidade. Por outro lado, a Neurociência deve avançar, também proporcionando a criação de produtos segmentados e quase individuais.

Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/autocuidado-coletivo-e-novas-abordagens-de-bem-estar-sao-destaques-do-ultimo-dia-da-semana-abihpec-de-mercado/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *